domingo, 28 de maio de 2006

E agora sr. Scolari, quem é o responsável?
No auge do desentendimento entre Scolari e Agostinho Oliveira, o primeiro disse que ele é que era o responsável dos sub-21. Muito bem sr. Scolari, e agora? Vai assumir a sua parte da responsabilidade? Não digo que é o único, pois afinal nem esteve nos jogos (como aliás é hábito, mesmo na observação de alguns jogadores, mas isso é outro assunto). Porém, toda a preparação para este Europeu, desde a convocatória, ao estágio, passando naturalmente pelos próprios jogos, foi ridícula.
A jogar em casa fizemos aquelas figuras? Como é possível? Às vezes pareceu que nem os cantos tinham sido treinados. Não perdemos um único encontro rumo ao Euro (dez vitórias na qualificação, um empate e um triunfo nos playoffs). Brilhante, sem dúvida. Mas depois isto? Duas derrotas e um miserável triunfo! Um golo marcado! Saiam de cabeça baixa meus caros jogadores, pois é assim que o devem fazer. Foram humilhados e humilharam o país que tanto queriam que fizesse de vocês uma segunda campanha do Euro 2004. Nova geração de ouro? Tendo em conta que a última não nos levou a lado nenhum, mantenham os pés assentes na terra e comportem-se como profissionais e não como miúdos mimados a ganhar milhares de euros demasiado cedo!
Uma vez, no cartoon de A Bola, saiu algo do género: "Se Scolari é o responsável pelos sub-21, de que é Agostinho responsável?", resposta, " O responsável se Portugal falhar no Euro"...
Também o foi, mas não merece ser matirizado, pois não é certamente o único!

Copianço nas universidades
Segundo um estudo recente, três em cada quatro universitários copiam. Usam cábulas ou "espreitam" o exame do colega. A notícia saiu hoje no JN e até parece que as conclusões chocam. A mim o que custa a acreditar é no quarto estudante que diz que nunca copiou. Experimentem ter menos de 48 horas para estudar e depois venham armar-se em santinhos. É preciso ser parvo para copiar como forma de fazer um curso, mas as forças das circunstâncias às vezes forçam a optar pelo copianço. E até nem tudo é negativo. Nunca fizeram cábulas e depois não as utilizaram porque se lembravam do que tinham lá escrito? Que tal preocuparem-se mais com a falta de qualidade de grande parte do ensino português?!

Estrelas do Mundial (9)
RONALDINHO (Brasil)
Médio criativo do Barcelona
26 anos (21 de Março de 1980)
1,78 m
80 kg
60 internacionalizações - 27 golos
É a maior estrela do futebol mundial. Não só presentemente, como se arrisca a tornar num dos melhores futebolistas de sempre. A seu futebol é uma arte só comparável aos grandes dominadores deste jogo como Maradona ou Zidane. Vê-lo jogar é imperdível para os adeptos da modalidade quer gostem ou não do Barcelona ou do Brasil.
A sua história é igual à de tantos outros futebolistas brasileiros. Deu os primeiros toques na rua, passou pelo futsal e pelo futebol de praia antes de aperfeiçoar a sua arte no Grêmio, onde foi lançado por Luiz Felipe Scolari, em 1998. Um ano depois estreou-se na selecção principal canarinha na Copa América, que venceu.
Em 2001 Ronaldinho rumou à Europa. Apesar do interesse de vários clubes ingleses como Tottenham e Leeds, foi o francês PSG que elegeu para a primeira experiência europeia. A sua relação com o técnico Luis Fernandez nem sempre foi pacífica, mas o médio encantou não só o clube da capital, como captava a atenção de toda a Europa. Em 2002 foi um dos responsáveis pelo título mundial do Brasil e um ano depois, quando o PSG falhou o apuramento para uma competição europeia, Ronaldinho tornou público o seu desejo de sair.
Barcelona, Real Madrid e Manchester United lutaram pelo jogador, mas foram os catalães que ganharam a corrida. O presidente Joan Laporta queria uma estrela para liderar uma grande equipa e falhada a contratação de David Beckham (foi para os merengues) Ronaldinho pode ter sido uma segunda escolha, mas dificilmente poderia ter sido mais acertada. Foram 18 milhões de euros bem gastos pelos blaugrana. A escolha por Barcelona por parte de Ronaldinho muito se deveu ao facto de compatriotas terem ali brilhado: Romário, Ronaldo, Rivaldo...
O seu pé direito faz milagres, o pé esquerdo não lhe fica atrás. É difícil descrever a arte do futebol que Ronaldinho cria e que valeu ao Barcelona dois títulos consecutivos na Liga espanhola e a recente conquista da Liga dos Campeões. Nos prémios individuais já venceu todos os maiores que havia para vencer: Bola de Ouro da France Press, Melhor jogador na Europa, Melhor do mundo para a FIFA.
Ronaldinho até já tem uma personagem sua em banda desenhada.


sábado, 27 de maio de 2006

Vamos a votar e ganhamos um jantar!
Com a promessa de uma jantarada na casa que comprar com a ajuda do dinheiro que ganhar neste concurso, o Rodrigo pediu à malta para votar na foto dele. É a 36 neste link. A votação encerra dia 2 de Junho e podem votar todos os dias!

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Rui Costa... finalmente!
Quando o Rui surgiu ontem na sala de imprensa do Estádio da Luz fiquei com a sensação que um ciclo se tinha fechado. Já estava de saída do trabalho, mas não resisti em parar e ver aqueles momentos. Não importa com que idade o jogador voltasse ao Benfica, o importante era que o fizesse. Cumpriu uma promessa já com 12 anos, o tempo que passou em Itália. O seu regresso era uma espécie de "must" no clube. Ficaria sempre a faltar algo se não vestisse de novo a sua camisola, o seu número: o mítico 10.
Tem 34 anos, podia até ter mais, mas seja uma ou duas épocas de águia ao peito, Rui Costa dará muito ao Benfica. Finalmente o balneário tem um verdadeiro benfiquista, um líder. Afinal quantos jogadores profissionais existem que têm amor à camisola e não apenas ao dinheiro?
Sê bem-vindo Rui!


quinta-feira, 25 de maio de 2006

Guarda-costas de Nuno Gomes
Não sabia que o Nuno Gomes já precisava de um protector. É certo que foi muito estúpido quando resolveu dizer que ia levar filmes para o estágio que ainda não estão em DVD. É raro quem não faça cópias hoje em dia, mas também é preciso ser burro para, numa altura em que estão a apertar a "caça" à pirataria, dizer aquilo na televisão. Ele e o Petit. Mas ontem a parvoíce atingiu proporções ridículas.
Na conferência de imprensa em Évora, Nuno Gomes foi confrontado com uma pergunta do jornalista do Correio da Manhã sobre as acusações que deverá brevemente ser alvo. Pergunta pertinente, mesmo que o jogador esteja em estágio. Ainda o jornalista não tinha terminado a questão e Nuno já tinha desligado o seu microfone. Afonso de Melo, assessor da Federação, liga o dele e com um ar de superioridade disse que a pergunta não tinha nada a ver com o que ali se estava a fazer e que não sabiam nada.
Ora, Nuno Gomes não podia ter dito isso? Ou simples "não comento". Não, teve de se esconder por detrás de um assessor. Vergonhoso o que se passou!

Alentejo
Esta semana andei muito pelo Alentejo, para os lados de Évora. Lembrei-me desta foto que tirei há quase um ano numa terra perto de Beja. Não sou fotografa e nem penso na qualidade, mas gosto muito dela. Conheço pouco do Alentejo, contudo, adoro esse pouco que já tive o prazer de conhecer.

Liberdade da blogosfera perturba muita gente
Este boom que os blogs sofreram nos últimos tempos deve-se não só à facilidade de qualquer ter a possibilidade de ter um site algo na net seu, mas, principalmente, porque nos blogs podemos dar asas à nossa imaginação. Já vi blogs sobre as coisas mais variáveis e nem falo de qualidade, pois isso penso não ser o mais importante. Afinal é algo pessoal. Porém, parece que a liberdade de expressão que os blogs trouxeram já perturba muita gente. Querem fazer uma espécie de censura moderna. Nem todos se calam, nem todos se vendem!

terça-feira, 23 de maio de 2006

Capotanço na A6
Foi daquelas experiências que dificilmente esquecerei. Não, não fui eu que capotei, mas o carro que ia à minha frente. A distância devia ser pouco mais de 200 metros e eis que de repente, uma simples viagem a Évora se tornou numa aventura. O condutor do Corsa momentos antes do acidente estava a ter um comportamento estranho. Ultrapassou o carro onde eu ia e começou a ir demasiado para a direita, para fora das faixas. Adormeceu? Talvez! Só sei é que vejo o Corsa levantar voo, sem ajuda de rampas, cair desamparado ao contrário e dar uma cambalhotas antes de imobilizar. A primeira reacção... foi não ter nenhuma. Nem acreditava no que tinha acabado de ver. Nem eu, nem quem ia comigo no carro. Parámos junto ao acidente e dirigi-me ao Corsa. Se não acreditam em milagres, então não sei o que foi aquilo. O homem saiu do acidente com um simples corte na mão (ao rastejar para sair do carro terá posto a mão num vidro). Saiu sozinho, por um espaço minímo. Penso que estavamos nós mais preocupados com o condutor do que ele próprio, pois este passou o resto do tempo a tentar descobrir qual era o reboque certo da empresa para chamar!!!! Inesquecível, mas acabou tudo bem e é isso que interessa. A BT chegou e nós seguimos viagem.

Sê homem Carrilho!
Enquanto jantava aproveitei para ver um pouco do debate na RTP1 onde se falava sobre o livro do Manuel Carrilho. Falar... não é bem assim. Aquilo era mesmo uma forte discussão. E com alguma razão. O político continua amargurado por ter perdido as eleições para a Câmara de Lisboa e não vai de modos escreve um livro a dizer mal do trabalho dos jornalistas. Deve fazer muitos amigos assim, principalmente se continua a chamar-los de mercenários. A resposta não foi menos agressiva e eis que vai um processo para tribunal contra Carrilho. Agora a ver vamos se o político tem coragem para enfrentar um processo judicial, ou se ataca num livro e agora esconde-se por trás da imunidade parlamentar como um cobarde!

Novo mapa
Há pouco tempo encontrei perdido na cave um velho puzzle que adorava quanda era criança. Era um puzzle de um mapa da Europa que fiz e refiz vezes sem conta. Ao olhar para ele pensei que ali está algo que me foi muito útil (aprendi todos os países e respectivas capitais com o puzzle) e que agora é quase completamente obsoleto. Ainda tinha a Jugoslávia por exemplo, mas a URSS já tinha acabado. Curiosamente encontrei-o numa altura que um novo país prepara-se para ser criado no velho continente: Montenegro votou para se separar da Sérvia. Agora fica a faltar a Herzegovina separar-se da Bósnia... Bem mais fácil na minha altura conhecer a Europa!!! Tanta alteração nos últimos 15 anos. É melhor comprar um puzzle novo!

domingo, 21 de maio de 2006

Estrelas do Mundial (7)
ZLATAN IBRAHIMOVIC (Suécia)
Avançado da Juventus
24 anos (3 de Outubro de 2001)
1,92 m
84 kg
30 internacionalizações - 14 golos
Quem olha para ele a primeira coisa que pensa é que um jogador tão alto deveria mas era estar a jogar basket! Puro engano! Ibrahimovic é dos avançados de melhor técnica no futebol e a sua capacidade para fazer golos fez dele um dos melhores atacantes do mundo. Filho de pai bósnio e mão croata, Zlatan cresceu em Malmo na Suécia, tendo dado os primeiros passos no futebol no clube onde quase todos os filhos de emigrantes jogavam, no FBK Balkan. Aos 17 anos estreou-se como profissional no Malmo FF e cedo captou a atenção do técnico do Arsenal Arsène Wenger. Porém, os clubes nunca chegaram a acordo. Em Julho de 2001 foi o Ajax que por 7,8 milhões de euros levou o talentoso avançado para Amesterdão. Os primeiros tempos foram difíceis, mas com a saída de Co Adriaanse e com a entrada de Ronald Koeman, Ibrahimovic tornou-se num ídolo na Holanda. Em 2004, a Juventus abriu os cordões à bolsa e pagou 19 milhões pelo passe do jogador e em Itália, o avançado tirou o lugar ao capitão da vecchia signora, Del Piero.
Na selecção sueca é a referência no ataque e no país nórdico agradece-se a escolha de Ibrahimovic que poderia ter representado quer a Bósnia, quer a Croácia. No Euro 2004, marcou um golo memorável à Itália de calcanhar, tento que não ofusca o conseguido no Ajax, onde fintou quase meia equipa adversária antes de fazer o golo.


Recordação
Apeteceu-me! Aqui fica uma recordação dos Blind Melon (No Rain). Para quem já não se lembra, o vocalista participou no tema Don't Cry dos Guns N'Roses. Morreu de overdose, não me recordo em que ano.


sábado, 20 de maio de 2006

Eurofestival da canção vive tempos bem diferentes
Este ano resolvi ver o Eurofestival da canção. Ou melhor, liguei a tv e deixei ficar enquanto "surfava" pela internet. Pensei que Portugal estava representado, mas pelo que percebi agora há meias-finais e nós ficámos por aí. É capaz de não ser assim tão mau, já que nos últimos anos só temos representantes a fazer figuras tristes! Adiante... A fase da votação foi o habitual: os "amigos" a votarem uns nos outros, principalmente os países de leste (eram vários), alguns há poucos anos nem eram países, outros nem sabíamos que existiam até há meia dúzia de anos. O melhor foi o vencedor: Finlândia. Deste país nórdico têm saído muitas bandas rock de qualidade (Him, Rasmus, entre tantas outras) e eis que vai uma estranha banda, que nem apanhei o nome, com uma música intitulada Hard Rock Aleluia, vestidos de uma forma que os pais devem ter proíbido as crianças de ver para não terem pesadelos, vence! O país procurava um triunfo há 44 anos, certamente que nunca ninguém pensou que era com "aquilo! que iam conseguir o triunfo! Enfim, tempos bem diferentes aqueles que se vivem no Eurofestival, mas aconselho a só verem isto se não tiverem mesmo mais nada para fazer...

Haja paciência para a mais bela bandeira
A ideia era bonita, mas pôr em prática é que foram elas... Juntar mais de 18 mil mulheres acabou por ser o mais fácil (18.788 na bandeira, para ser precisa). Porém, a organização falhou em praticamente todos os aspectos. Aparecem cerca de 30 mil mulheres e se uma já faz muitos estragos, imaginem tantas juntas, principalmente quando se sentiram enganadas. Tanta vez o speaker disse «aguardem na bancada que já as chamamos». Mas quem o fez é provável que nem tenho conseguido fazer parte da bandeira, pois as portas abriram e ninguém avisou, aliás continuavam a dizer para continuar nas bancadas. E depois o entretenimento: sempre as mesmas músicas, as actuações mal escolhidas, não que não fossem pessoas de grande qualidade da nossa música, contudo, pedia-se algo mais animado! As horas passaram, muitos empurrões, várias pessoas que se perderam dos familiares e/ou amigos, houve quem fosse parar ao hospital e mesmo assim tenho de frisar que foi um autêntico milagre não ter acontecido nada mais grave. A bandeira lá se fez. Estamos no Guinness Book of Records outra vez (lembram-se do logotipo para o Euro 2004?), mas a mim não me apanham em mais nenhuma destas iniciativas!!! Aqui ficam algumas das fotos que tirei, exceptuando a última.

Terrorismo no Mundial
Nem tudo no Campeonato do Mundo de futebol é uma festa.

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Barcelona de Deco Campeão da Europa... sem surpresa!foto: AS

Como era esperado o Barcelona sagrou-se campeão europeu de clubes pela segunda vez no seu historial. Aqui ficam uns merecidos parabéns! Não posso esquecer Deco que continua a aumentar o seu já impressionante currículo de títulos e que importante foi ele na final.
Mesmo assim, ainda vi a "coisa mal parada" para os blaugrana. Não que o Barça não estivesse a fazer tudo para ganhar, mas aquele árbitro era um bocado (muito) amigo dos ingleses. Lá expulsou Lehman (bem feita para ver se baixa o ego), contudo anulou o golo de Giuly MAL, não mostrou o vermelho a Eboué ("só" espetou os pitons na perna do Gio) e foi este jogador que atirou-se para a piscina e ganhou o lance de bola parada que resultaria no golo do Arsenal. E a lista continua... Eto'o e Belleti salvaram a noite, com Larsson a assistir os dois golos (bela despedida da equipa catalã).
Não sendo fã do Barcelona e mantenho a opinião que Rijkaard é um treinador medíocre - quem tem aquele plantel é preciso ser mesmo tosco para não ganhar títulos - considero, no entanto, um justo vencedor da Liga dos Campeões (e sempre se pode dizer que o Benfica foi eliminado pelo campeão europeu, naquele tradicional discurso de perdedores, mas pronto...). E a Espanha dominou na Europa este ano, pois o Sevilha ficou com a UEFA, curiosamente frente a uma equipa inglesa, o Middlesbrough. Estou para ver no Mundial... Têm o hábito de borrar a pintura e bem dizem os criticos que se não fossem os estrangeiros nas equipas espanholas... Mas deixemos o Barça saborear o triunfo e depois que venha o Campeonato do Mundo!

terça-feira, 16 de maio de 2006

As escolhas de Scolari
Ontem não sentiram vontade de dar um par de estalos, ou pior, em Scolari? Eis uma pessoa sentadinha frente ao televisor às 20 horas para finalmente saber quem eram os eleitos para o mundial (ou, sendo mais precisa, as "surpresas") e o homem bla bla bla bla, "eu quero o melhor para Portugal", bla bla bla... É caso para dizer que já estava em dar em maluca. Só pensava em duas coisas: 1- CALA-TE e diz quem escolheste! 2- Quem tanto sente necessidade de se justificar é sinal que tem peso na consciência e que algo está mesmo mal!
Mas vamos ao mais importante, as escolhas do Sargentão. Fica aqui a minha opinião sobre cada um dos chamados eleitos.
  • RICARDO: Lá vai continuar como número 1, mas passou por momentos de dúvida esta temporada. Vítor Baía esteve perto de regressar à selecção, pois primeiro começou a fazer "franganadas" e depois passou muito tempo no banco. O "frango" em Vila do Conde garantiu o lugar na selecção e Ricardo ainda agradeceu Moretto não se ter naturalizado. Seria certamente a primeira escolha de Scolari.

  • QUIM: Tem a experiência necessária para aquecer o banco na selecção (merece mais, que não existam dúvidas disso, tanto no Benfica, como por Portugal).

  • BRUNO VALE: Para mim é o melhor dos três guarda-redes (ena, um comentário sério) e só espero que ele e Moreira comecem a lutar entre os dois pela baliza portuguesa. São de longe os melhores guarda-redes portugueses.

  • PAULO FERREIRA: Este ano não tem desculpas de chegar ao torneio cansado, como aconteceu no Euro 2004. Dividiu a época entre o relvado e o banco e Abramovich já percebeu que foi enganado. O lateral é bom, mas também não exageremos, não valeu a fortuna que pagaram por ele.

  • MIGUEL: Agora é que vamos ver se o Valência lhe fez bem, ou se pensa que é vedeta porque joga em Espanha...

  • RICARDO CARVALHO: Tenho a sensação que vai ser dos nossos melhores jogadores. Afinal, está mortinho por sair do Chelsea e um bom Mundial é meio caminho andado. Não me interessa a motivação, desde que jogue bem!

  • FERNANDO MEIRA: Não vai fazer esquecer Jorge Andrada (mesmo nada), mas podiamos ter ficado pior. Só espero é que não cometa os disparates que se viu em alguns jogos do Estugarda. Eu sei que acontece aos melhores, mas alguns foram penosos de ver!

  • CANEIRA: PORQUÊ??? Anda a enganar muita gente há muito tempo... Esperemos que não tenha de sair do banco, de preferência que fique na bancada!

  • RICARDO COSTA: Vítor Baía ficou bem "lixado" com a chamada do central. Andou ele a aquecer o banco e não é chamado e o defesa é... Era preciso alguém para ocupar o lugar na convocatória de Jorge Andrade e dava muito mal aspecto o campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal não ter nenhum jogador no Mundial. E sempre é melhor que o Tonel...

  • NUNO VALENTE: Teme-se o pior! Um remate mais forte e o lateral corre o risco de se desmanchar por completo. Passa o tempo lesionado, mas também é verdade que Portugal anda bem aflito de defesas esquerdos, apesar de achar que o Miguelito não era mal visto...

  • COSTINHA: Andou a treinar com o Belenenses e a sua influência foi no que se viu... o Belenenses desceu!! Brincadeira!!! Depois treinou com a selecção sub-19 e ia tento o ataque cardíaco, percebendo que já não tinha idade para isto... Mais uma brincadeira. Agora a sério: Costinha é um senhor, o verdadeiro líder que a equipa precisa, quer jogue ou não.

  • MANICHE: Mourinho disse que o médio estava a chegar ao seu melhor momento de forma quando a época terminou. Pois... contem-me estórias. Por isso é que não fica no Chelsea... estava a ficar em forma! Uma incógnita como vai estar no Mundial, mas pode ser que se "mate" em campo para agradar a algum clube. Tudo para fugir ao Dínamo! Mais uma vez, não me importa a motivação, desde que jogue.

  • PETIT: Caceteiro! Mas pelo menos está em forma. Realizou uma boa época, contudo, Vieira teme que o pitbull faça estragos em... Mantorras!!!!

  • TIAGO: Está cada vez melhor e se calhar até merece ser titular, mas vai ter tanto azar que Scolari ainda acha que ele pode ser o substituto de Deco, em vez de o pôr a jogar no sítio onde mais rende (ena, segundo comentário sério).

  • DECO: Do maestro só se teme que a época no Barcelona o tenha desgatado fisicamente. Este só merece um comentário sério. Pouco me importa que não seja português de nascença. É de uma qualidade pouco vista e se estiver bem, pode carregar Portugal às costas (não estão a pensar que vai ser o Figo, certamente?).

  • HUGO VIANA: Quando ouviu este nome Baía ia-se atirando de uma janela. Só não o fez porque teve de evitar que Quaresma parti-se a televisão. COMO É POSSÍVEL? Foi quatro vezes titular no Valência e jogou em 12 encontros na condição de suplente. Chegou a estar algumas semanas na bancada (e não estava lesionado). Pouco ou nada deu à equipa. E não se chama Quaresma para ser ter Viana? Há quatro anos, quando foi ao mundial asiático era uma promessa do futebol português. Porém, não passou disso. Estagnou. É hoje um jogador banal. Mais valia um Quaresma cansado do Europeu do sub-21 que um Viana que mal sabe o que é competir.

  • BOA MORTE: Já tinha o coração a bater bem rápido, mas Scolari lá disse o seu nome. Chamada merecida por tudo o que tem feito nas últimas temporadas tanto em Inglaterra, como na selecção. E claro que não é um substituto de Quaresma. Há que lhe dar o crédito que merece.

  • SIMÃO: Se mantiver a tradição, nem nos lembramos que lá está. A camisola de Portugal pesa...

  • FIGO: O estatuto vale muito infelizmente. Ainda vai dar uma perninha, pois também não tem muito mais. Mas parece-me que está na altura de dar a vez aos outros.

  • CRISTIANO RONALDO: Eis a estrela! Só espero que não se meta com vedetismo e depois não faça nada em campo. Bem Portugal precisa dele a jogar bem.

  • POSTIGA: Percebe-se a chamada. É o amuleto da selecção. Passa o tempo no banco, mas quando lá lhe dão uns minutos de jogo marca. Foi mais importante no Euro 2004 que Pauleta.

  • NUNO GOMES: Está todo partido, mas é como o Postiga. Gosta de fazer o gosto ao pé e dele nunca se sabe muito bem o que esperar. O melhor e o pior...

  • PAULETA: É o melhor marcador de Portugal. Muito bonito. Mas o que queremos é golos nestes momentos decisivos. Quantos golos no Euro? ZERO e nem teve a decência de admitir que estava lesionado, prejudicando a equipa. Eis a hipótese de se redimir. Sim, porque para mim os golos na qualificação não foram a redenção, agora é que se vai ver!

Diário do Surf
Dia 5
Que desgraça! Agora que lhe apanhei o jeito (já tenho alguma facilidade em ficar de pé na prancha) deparei com outro problema: a preparação física. Já aumentei a intensidade dos treinos no ginásio e na natação, mas nada apaga o que ontem se passou no Guincho. Bem tentei lutar contra a forte corrente, mas ao fim de 30 minutos não consegui mais. O pior é que só deu para "apanhar" três ondas, melhor duas, pois a terceira é para esquecer. O resto do tempo foi passado a tentar voltar para trás, e o que sobrava da aula estive na areia... a trabalhar para o bronze! E o mais frustrante é que até tinha uma prancha diferente, mais pequena e leve, mais manobrável... Enfim, não vou desistir!!!!!!!!

domingo, 14 de maio de 2006

Estrelas do Mundial (6)
FRANK LAMPARD (Inglaterra)
Médio do Chelsea
27 anos (21 de Junho de 1978)
1,82 m
75 kg
38 internacionalizações - 10 golos
É considerado um dos jogadores mais completos no futebol actual. O médio inglês é um elemento chave no onze do Chelsea e da selecção inglesa. Com um sentido táctico extremamente evoluído, tanto actua um pouco mais avançado no terreno, como no meio-campo. A qualidade de passe é quase inigualável, tem um remate forte e colocado, é o maestro em campo.
Produto das escolas do West Ham, ainda passou pelo Swansea City enquanto jovem por empréstimo. As ligações familiares ao futebol, filho de um ex-internacional inglês, Frank Lampard Sr e sobrinho de Harry Redknapp, levaram-no a evoluir no clube, mas a saída dos seus familiares, precipitaram a decisão de procurar igualmente outras paragens. Perseguido pelo Aston Villa, a sua vontade de permanecer em Londres levou-o a aceitar o convite do Chelsea em Maio de 2001. Foi uma das primeiras contratações de Claudio Ranieri. Porém, ofuscado por astro italiano Zola, só na sua terceira temporada conseguiu vingar definitivamente como um dos principais jogadores do blues e com a chegada de José Mourinho a Stamford Bridge, chegou também a confirmação de todo o seu talento. Detém o recorde de jogos consecutivos na Premier League (164) e começou a somar títulos, faltando-lhe a consagração europeia e na selecção. Só Ronaldinho o tem "batido" nos prémios individuais, nos quais Lampard tem sido segundo classificado atrás do brasileiro.
Em 2004, no Europeu, mostrou a Eriksson que era um imprescindível na selecção inglesa. O seleccionador sueco ficou convencido (o médio marcou três golos em quatro jogos no torneio) e desde então que Lampard, há quem diga, se tornou numa figura ainda maior que o capitão David Beckham, em termos desportivos, claro está.


sábado, 13 de maio de 2006

Diário do Surf
Dia 4
Ando desde segunda-feira à procura das palavras para explicar o que senti neste dia durante a aula. Apanhei a minha primeira onda e a seguir ainda foram mais três. De pé até ao fim! Foi... foi... foi uma sensação que simplesmente não consigo explicar. Uma sensação de liberdade! Eu, a prancha, o mar... uma ligação perfeita. Por momentos esqueci-me de todos os problemas e realmente entendo: o surf não é um desporto, ou apenas um hobbie, é uma forma de estar! Agora só penso em continuar as aulas, aperfeiçoar, afinal pelo meio ainda houve muitos tralhos!!!!

Esta é imperdível!
Não devemos rir da desgraça dos outros, mas a modelo em causa ficou (relativamente) bem, por isso... leiam!

Modelo Tatyana Simanava cai de autocarro em andamento
A modelo Tatyana Simanava sofreu um pequeno acidente quando viajava num autocarro para fazer uma sessão fotográfica.
O incidente deu-se quando Tatyana foi à casa-de-banho do veículo. Ao entrar deparou-se com duas portas: uma para a rua, outra para o autocarro. A modelo ficou confusa, enganou-se na porta, saiu para a rua e sofreu uma queda com o autocarro a andar a mais de 65 Km/h.
A modelo partiu um braço, deslocou um ombro e sofreu várias escoriações no rosto e na cabeça.
in Diário Digital

terça-feira, 9 de maio de 2006

Há malucos para tudo
Quis armar-se em Houdini e ia acabando morto. Este mágico teve de ser salvo de morrer afogado na procura de bater um recorde!!! (vejam as fotos)

Alucinante!
Para os amantes da velocidade este video é imperdível. Alucinante, arrepiante... tudo!!!!

domingo, 7 de maio de 2006

Estrelas do Mundial (5)
JUAN ROMÁN RIQUELME (Argentina)
Médio ofensivo do Villarreal
27 anos (26 de Junho de 1978)
1,82 m
79 kg
30 internacionalizações - 7 golos
Riquelme é actualmente um dos maiores ídolos na Argentina. Aos 17 anos transferiu para o Boca Juniors, recusando o convite do rival River Plate, enquanto actuava nos Argentinos Juniors. Rapidamente ganhou um lugar no onze titular e quase que inevitavelmente começou a ser comparado a Maradona.
Porém, Riquelme não se importou com os estigmas que lhe colocavam e construiu uma carreira através do seu atractivo futebol. Nas camadas jovens da Argentina começou a somar títulos e captou a atenção de grandes clubes europeus. Em 2002, o Barcelona gastou nove milhões de euros para o levar para Camp Nou (um ano antes havia sido considerado o melhor jogador da América do Sul). No entanto, os blaugrana viviam tempos conturbados, de grande instabilidade. A pressão sobre Riquelme era enorme, tal eram os níveis de exigência para que se tornasse no grande maestro da equipa. O médio não correspondeu as expectativas e acabou emprestado ao Villarreal no ano seguinte. Aí conseguiu a tranquilidade necessária para mostrar todo o seu valor e é hoje um dos responsáveis pela grandes campanhas internas e internacionais de um emblema que até recentemente actuava no segundo escalão. O Villarreal tem gradualmente a comprar o seu passe e já recusou uma proposta de dez milhões de euros do Manchester United.
Criativo, com uma qualidade de passe inigualável, sempre com a bola colada ao pé, excelente visão de jogo e remate forte e colocado, Riquelme não é nenhum Maradona, mas é um jogador que pode-se sempre esperar rasgos de verdadeiro génio.
O penalty falhado na meia-final da Liga dos Campeões foi um dos piores momentos da sua carreira, que tentará "emendar" fazendo um bom Mundial.


O Clube das Mães Más
Depois de ver isto há que chegar à conclusão que não me posso queixar muito!
Bebe um copo de vinho enquanto dá o biberão ao seu bebé? «Esquece-se» de dar banho às crianças quando está demasiado cansada? Fuma ao lado da sua filha apesar de saber que lhe faz mal? Se não consegue ser uma «super mãe», junte-se ao «Clube das Mães Más».
Uma reportagem da revista Notícias Magazine do Diário de Notícias/Jornal de Notícias, conta como é que o clube nasceu. Stephanie Calman, uma britânica que nunca quis ser mãe, acabou por engravidar e resolveu escrever um livro: «Confessions of a Bad Mother»(Confissões de uma Má Mãe), que há meses que se mantém no top ten dos livros mais vendidos na Grã-Bretanha. O sucesso do livro politicamente incorrecto sobre uma mãe tudo menos perfeita levou à criação de um site chamado «Bad Mothers Club» (Clube das Mães Más).
O objectivo fundamental deste clube, lê-se no site, é pôr as mães a rir, em vez de chorar. Ou seja, é um espaço onde as mulheres podem desabafar, onde podem admitir as «asneiras» que fazem sem serem censuradas. O site tem um fórum de discussão que aborda todos os temas à volta da maternidade, desde alimentação dos filhos aos vícios das mães. O clube atrai mães à beira de um ataque de nervos, mas que ainda consegue conciliar a vida profissional com a maternidade. Quem precisa mesmo de apoio profissional encontra uma lista de contactos telefónicos de várias organizações e associações que lidam com problemas associados à maternidade.
in Portugal Diário

Diário do Surf
Dia 3
Foi uma desgraça total. Parece que perdi o jeito (não que alguma vez tenha tido muito). Foi uma hora de quedas atrás de quedas. Numa até fui de rabo à areia! Noutra, lá se foi o joelho! Enfim... Não fossem as últimas duas ondas e nem uma vez tinha ficado mais ou menos de pé em nenhuma das tentativas. Mas nessa altura já estava tão cansada que não houve forças para continuar, pois a maré estava a puxar bem. Vamos lá ver a próxima aula...

sábado, 6 de maio de 2006

A melhor música metal de sempre
And the winner is... Iron Man dos Black Sabbath! A melhor música de metal de sempre foi escolhida pelos viewers do VH1 e superiorizou-se a alguns dos meus temas preferidas, como Welcome to the Jungle dos Guns N'Roses e a Master of Puppets dos Metallica (este para mim é um brilhante tema, o meu preferido). Aqui deixo a classificação das dez canções mais votadas e uma viagem até 1971, para recordar os Black Sabbath.
Top Ten
1. Black Sabbath - Iron Man (1971)
2. Guns N´Roses - Welcome to the Jungle (1987)
3. Metallica - Master of Puppets (1986)
4. AC/DC - Black in Black (1980)
5. Judas Priest - You've got another thing coming (1982)
6. Kiss - Detroit Rock City (1976)
7. Iron Maiden - The Number of the Beast (1982)
8. Slayer - Raining Blood (1986)
9. Ozzy Osbourne - Crazy Train (1980)
10. Motorhead - Ace of Spades (1980)



quinta-feira, 4 de maio de 2006

Aqui fica uma ideia para os fánaticos (e não só) do futebol quando se aproxima o Mundial

Adepto inglês faz seguro contra traumas provocados pelo Mundial

Tudo começou pelo facto do senhor em causa estar cansado de ser defraudado pela selecção inglesa. Ora como o seguro morreu de velho, o adepto tratou desde já de assegurar o futuro. Como? Precisamente segurando possíveis traumas resultantes do Mundial. Paul Hucker, adulto de respeitáveis 34 anos e consultor de marketing de profissão, pagou então cerca de 150 euros por um seguro sobre a sua saúde mental.
Se a Inglaterra for eliminada prematuramente, e ficar provado que essa frustração alterou as faculdades mentais do cliente, a seguradora British Insurance terá de pagar a Paul Hucker cerca de um milhão e meio de euros. «A Inglaterra é a selecção do quase. Todos nós, ingleses, ficamos muitos excitados nos Mundiais, mas, depois de eles acabarem, passamos seis meses deprimidos», disse o senhor à Folha de S. Paulo.
Para assegurar jogo limpo ficaram garantidos os procedimentos. Um painel de jornalistas tem, em primeiro lugar, de julgar se a eliminação foi prematura ou não. Depois disso, e no caso da resposta ser positiva, um psiquiatra examinará o cliente para diagnosticar se a eliminação lhe causou danos psicológicos. No caso de também aqui a resposta ser positiva, Paul Hucker fica então rico. E provavelmente curado.
in MaisFutebol

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Depois admiram-se que as raparigas são mais inteligentes que os rapazes!!!!

Portugal: rapazes e adolescentes dominam absentismo escolar
Os alunos absentistas portugueses são adolescentes e maioritariamente rapazes, segundo um estudo que será apresentado num seminário europeu a decorrer em Lisboa quinta e sexta-feira.

A menor incidência de casos de absentismo encontra-se no ensino secundário com 4,9% de situações.
Desenvolvido por investigadores da Universidade Autónoma de Lisboa, o trabalho sobre a realidade portuguesa insere-se num projecto europeu que envolve seis países.
A ideia do projecto, realizado em parceira com o centro de formação concelhio do Fundão, é avaliar do ponto de vista sistémico o absentismo e abandono escolar e a sua relação com a delinquência juvenil.
Co-financiado pelo programa europeu AGIS, que visa estimular a cooperação entre países no domínio da redução da criminalidade, e coordenado pelo Serviço de Atenção Família, em Alicante, Espanha, o projecto europeu conta ainda com a participação da Estónia, Inglaterra, Itália, Suécia.
Todos os parceiros organizam seminários nos seus países onde peritos em vários temas discutem o objecto de estudo do AGIS e apresentam os seus dados e experiências.
Em todos os seminários é partilhado o conhecimento em rede da violência juvenil e suas consequências, destacando o papel das forças de segurança que desenvolvem projectos inovadores.
No seminário que decorrera de 4 a 5 de Maio em Portugal será apresentado o estudo português, mas também exemplos de boas práticas num trabalho em rede entre diversos parceiros para combater o abandono escolar e a delinquência juvenil.
Para a elaboração do trabalho, a equipa portuguesa, liderada por Célia Sales do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa, convidou as escolas portuguesas a preencher até 15 de Junho de 2005 um questionário confidencial sobre o absentismo dos seus alunos.
Setenta e oito estabelecimentos de ensino dos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Porto, Santarém, Setúbal, Leiria, Lisboa e Viseu responderam à chamada.
Nestas escolas, 272 professores directores de turma referenciaram 557 alunos absentistas ou em situação de abandono, constituindo estes a amostra que dá sustentação ao estudo a divulgar no seminário, que reúne em Lisboa os parceiros dos outros países do projecto europeu.
Aos directores de turma foi pedido, por exemplo, que identificassem os alunos que faltaram às aulas durante o ano lectivo 2004/2005, os casos que os preocupavam e ainda os alunos cujas faltas eram de tal forma preocupantes que poderiam prejudicar sua vida pessoal e educativa.
Para perceber em que momento escolar o absentismo é mais acentuado, o questionário foi aplicado aos alunos do 1º ao 12º ano e permitiu aferir, por exemplo, que nesta amostra o maior número de estudantes absentistas encontra-se no 3º ciclo de escolaridade (42,3%), seguindo-se o 2º ciclo com 33,5% de casos e o 1º ciclo com 19,2%.
Em declarações à Agência Lusa Célia Sales, explicou que o trabalho pretendeu compreender quem falta à escola e porquê, a relação entre o absentismo e a delinquência juvenil, o que faz a escola para combater esta situação e com que resultados, para que no futuro possam ser desenvolvidos projectos de intervenção à escala europeia.
A força deste estudo, adiantou, está na abordagem do absentismo de uma forma que vai além do número anónimo, uma vez que caracteriza a situação de cada uma das crianças e jovens, do ponto de vista familiar, social e escolar.
Segundo a investigadora, o trabalho não avalia a quantidade de absentismo no país, mas retracta como se produz procurando também caracterizar o tipo de absentismo, a sua gravidade e a evolução ao longo do ano lectivo, assim como as estratégias que a escola experimenta.
Portugal é o país da união europeia com a mais elevada taxa de abandono escolar precoce (41,1%), mais do dobro da média europeia (18,1%).
Segundo um relatório da Comissão Europeia, a situação portuguesa só é ultrapassada por Malta.
in Diário Digital

Estrelas do Mundial (4)
ANDRIY SHEVCHENKO (Ucrânia)
Avançado do AC Milan
29 anos (29 de Setembro de 1976)
1,83 m
72 kg
63 internacionalizações - 28 golos
É um dos melhores avançados do mundo. Ano após ano tem médias inacreditáveis de golos por jogo, que não andam muito longe de um por encontro. Finalmente, 2006 vai marcar a sua estreia numa grande prova internacional de selecções. Era o prémio que lhe faltava e que muito merece, pois Shevchenko é um dos principais responsáveis por hoje o seu país ser um dos mais fortes no futebol da Europa de Leste, ultrapassando a Rússia.
Quando tinha nove anos a sua aldeia foi uma das afectadas pela explosão do reactor de Chernobyl, mas ainda nesse mesmo ano Shevchenko haveria de ser escolhido por um scout do Dinamo Kiev, onde começou a sua carreira. E seria ao serviço do clube ucraniano que o atacante surpreenderia a Europa, quando na Liga dos Campeões, na época 1997/98, assinou um hat-trick na histórica vitória em Camp Nou por 4-0. O Kiev chegou às meias-finais da Champions, onde perdeu com o Bayern Munique. Internamente, conquistou cinco campeonatos e duas taças.
Em 1999, o AC Milan paga 26 milhões de euros para garantir o jogador e Shevchenko de imediato torna-se um dos elementos mais importantes do gigante italiano, somando actualmente mais de 170 golos ao serviço dos rossoneri. No seu currículo perfila uma Série A, uma Taça e uma Supertaça de Itália, uma Liga dos Campeões (onde marcou o penalty decisivo) e uma Supertaça europeia. Ainda foi considerado em 2004 o melhor jogador europeu pela revista France Football.