segunda-feira, 1 de maio de 2006

Estrelas do Mundial (4)
ANDRIY SHEVCHENKO (Ucrânia)
Avançado do AC Milan
29 anos (29 de Setembro de 1976)
1,83 m
72 kg
63 internacionalizações - 28 golos
É um dos melhores avançados do mundo. Ano após ano tem médias inacreditáveis de golos por jogo, que não andam muito longe de um por encontro. Finalmente, 2006 vai marcar a sua estreia numa grande prova internacional de selecções. Era o prémio que lhe faltava e que muito merece, pois Shevchenko é um dos principais responsáveis por hoje o seu país ser um dos mais fortes no futebol da Europa de Leste, ultrapassando a Rússia.
Quando tinha nove anos a sua aldeia foi uma das afectadas pela explosão do reactor de Chernobyl, mas ainda nesse mesmo ano Shevchenko haveria de ser escolhido por um scout do Dinamo Kiev, onde começou a sua carreira. E seria ao serviço do clube ucraniano que o atacante surpreenderia a Europa, quando na Liga dos Campeões, na época 1997/98, assinou um hat-trick na histórica vitória em Camp Nou por 4-0. O Kiev chegou às meias-finais da Champions, onde perdeu com o Bayern Munique. Internamente, conquistou cinco campeonatos e duas taças.
Em 1999, o AC Milan paga 26 milhões de euros para garantir o jogador e Shevchenko de imediato torna-se um dos elementos mais importantes do gigante italiano, somando actualmente mais de 170 golos ao serviço dos rossoneri. No seu currículo perfila uma Série A, uma Taça e uma Supertaça de Itália, uma Liga dos Campeões (onde marcou o penalty decisivo) e uma Supertaça europeia. Ainda foi considerado em 2004 o melhor jogador europeu pela revista France Football.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial