domingo, 28 de maio de 2006

Estrelas do Mundial (9)
RONALDINHO (Brasil)
Médio criativo do Barcelona
26 anos (21 de Março de 1980)
1,78 m
80 kg
60 internacionalizações - 27 golos
É a maior estrela do futebol mundial. Não só presentemente, como se arrisca a tornar num dos melhores futebolistas de sempre. A seu futebol é uma arte só comparável aos grandes dominadores deste jogo como Maradona ou Zidane. Vê-lo jogar é imperdível para os adeptos da modalidade quer gostem ou não do Barcelona ou do Brasil.
A sua história é igual à de tantos outros futebolistas brasileiros. Deu os primeiros toques na rua, passou pelo futsal e pelo futebol de praia antes de aperfeiçoar a sua arte no Grêmio, onde foi lançado por Luiz Felipe Scolari, em 1998. Um ano depois estreou-se na selecção principal canarinha na Copa América, que venceu.
Em 2001 Ronaldinho rumou à Europa. Apesar do interesse de vários clubes ingleses como Tottenham e Leeds, foi o francês PSG que elegeu para a primeira experiência europeia. A sua relação com o técnico Luis Fernandez nem sempre foi pacífica, mas o médio encantou não só o clube da capital, como captava a atenção de toda a Europa. Em 2002 foi um dos responsáveis pelo título mundial do Brasil e um ano depois, quando o PSG falhou o apuramento para uma competição europeia, Ronaldinho tornou público o seu desejo de sair.
Barcelona, Real Madrid e Manchester United lutaram pelo jogador, mas foram os catalães que ganharam a corrida. O presidente Joan Laporta queria uma estrela para liderar uma grande equipa e falhada a contratação de David Beckham (foi para os merengues) Ronaldinho pode ter sido uma segunda escolha, mas dificilmente poderia ter sido mais acertada. Foram 18 milhões de euros bem gastos pelos blaugrana. A escolha por Barcelona por parte de Ronaldinho muito se deveu ao facto de compatriotas terem ali brilhado: Romário, Ronaldo, Rivaldo...
O seu pé direito faz milagres, o pé esquerdo não lhe fica atrás. É difícil descrever a arte do futebol que Ronaldinho cria e que valeu ao Barcelona dois títulos consecutivos na Liga espanhola e a recente conquista da Liga dos Campeões. Nos prémios individuais já venceu todos os maiores que havia para vencer: Bola de Ouro da France Press, Melhor jogador na Europa, Melhor do mundo para a FIFA.
Ronaldinho até já tem uma personagem sua em banda desenhada.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial