sexta-feira, 30 de junho de 2006

Imagens do diaJens Lehmann foi o herói da tarde ao defender duas grandes penalidades. A Alemanha está nas meias-finais do "seu" Mundial.

Cannavaro foi um dos jogadores que dedicou a passagem da squadra azzurra às meias-finais a Pessotto.

La bella Italia!
Chamem-lhes cínicos, chamem-lhes defensivos, chamem-lhes o que quiserem, mas quando as coisas lhes saiem bem, não há nada a fazer: a Itália ganha. É certo que a Ucrânia não era o adversário mais temido, mas depois de ter visto a squadra a tremer tanto frente aos australianos, tudo podia acontecer. Um golo aos cinco minutos, de Zambrotta, praticamente acabou com o jogo. Pode parecer antagónico, já que o encontro estava no início, mas se já é difícil ganhar aos italianos, se eles conseguem marcar primeiro, é um problema virar o resultado. E depois ainda tinham a sorte do lado deles. Naquele início do segundo tempo, os deuses estavam com eles (os ucranianos perderam por 3-0, mas até mereciam ter marcado um golito, aquilo foi azar a mais).
Dedicaram a vitória a Pessotto (tentou suicidar-se anteontem) e vão jogar com a Alemanha. Se quero é que Portugal ganhe os seus jogos, não escondo que gostaria mais de ver a Itália na final que os germânicos!
Um PS: Bonita atitude dos adeptos italianos que no final do jogo aplaudiram Shevchenko, que depois de sete anos a brilhar no Calcio prepara-se para a sua aventura inglesa.

Caíu a "minha" Argentina!
Foi com enorme pena que assisti à eliminação da Argentina. Era a minha grande aposta para vencer o Mundial e olhando para aquele plantel, não é preciso grandes justificações para a escolha. Os penalties voltaram a beneficiar a Alemanha, que nas quatro vezes, em Mundiais, que teve de decidir desta forma o jogo, ganhou. Nós portugueses sabemos bem o que é ter o público do nosso lado nestes momentos.Ayala e Cambiasso viram Lehmann defender os seus remates e tornaram-se nos vilões da tarde. Rótulo injusto para qualquer um deles, principalmente para o primeiro que fez um grande jogo e inclusive marcou um golo. A Argentina cai de pé e com uma geração que daqui a quatro anos estará no pico da sua carreira.

quinta-feira, 29 de junho de 2006

Há gente para tudo
Adepto chinês vende ar dos estádios do Mundial
Um adepto chinês está a vender sacos com ar recolhido nos vários estádios do Campeonato do Mundo. Li Jie acredita que esta é uma boa solução para as pessoas que não podem viajar até à Alemanha e pede 5 euros pelo seu inovador produto: «Ar do Mundial.»
«O ar foi embalado nos estádios do Mundial, enquanto os trabalhadores cortavam a relva antes dos jogos. Seja qual for o campo que goste, eu posso dar-lhe o ar. O Ar do Mundial destina-se aos adeptos. É uma espécie de produto desportivo», afirmou Li Jie ao «Beijing Daily Messenger».
Este é o mesmo Li Jie que já tentou vender terrenos na lua por 30 euros por hectare até que a polícia descobriu o esquema. A nova «banha da cobra» também já está sobre investigação.
in MaisFutebol

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Frase

«A mulher portuguesa é, na Europa, a que mais adere ao futebol, acompanhando a par e passo o Campeonato do Mundo. Os estudos dizem que só as argentinas e sul-coreanas estão mais atentas.»

in O Jogo

terça-feira, 27 de junho de 2006

Fúria espanhola? Pois... Viu-se!!!
Não consigo esconder o contentamento de os espanhóis já estarem a fazer as malas. Não é que goste muito da selecção francesa, mas gosto menos da espanhola. Rivalidades (e não só)! Andavam todos inchados, que tinham uma grande equipa, mesmo que fosse muito jovem, os títulos dos jornais eram do género: «Vamos dar mais uma lição de futebol». E ora toma que levaram uma.
Podem estar velhos, mas lá que os franceses ainda sabem jogar, sabem. Já não o fazem bem com regularidade, mas com a Espanha, Zidane e companhia puxaram dos galões de campeões do mundo e da europa (1998 e 2000) e vergaram o adversário. Reduziram os espanhóis a uma equipa vulgar. Bem feita para o arrongante racista do Aragones. Só tive pena que o "preto", como ele chamou a Henry, não tenha sido ele a marcar o golo da vitória. Mas Vieira também serviu para calar aquele treinador que não merece consideração de ninguém!
Queriam reformar o Zizou e ele reformou a selecção toda de Espanha. Foi bonito! Já agora, o Vieira é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor. Grande Mundial que está a fazer!

Que vergonha este Brasil, mas ficam os parabéns a Ronaldo
É que foi mesmo uma vergonha. Mais uma. São campeões, querem o hexa e é assim que jogam? É que até os italianos dão mais espectáculo! Eliminaram o Gana e nem critico que a vitória tenha sido justa, mas se querem armar-se em estrelas do futebol espectáculo, então dêem espectáculo se faz favor! Se não for muito incómodo, claro. Ainda por cima no segundo golo o Adriano estava fora de jogo. Queridas ajudas... Já agora, alguém quer lembrar o Ronaldinho que já que está em campo seria boa ideia jogar um pouco! É que nem um passe acerta!!! Enfim, os génios também têm os seus maus momentos, mas Ronaldinho não pode esperar que não se peça mais, muito mais dele!
Não deixa de ser irónico que no meio de tanta pobreza futebolística se tenha de dar os parabéns a Ronaldo. Ele que tem a crítica a ser muito pouco simpática (muitas vezes com razão) e mesmo sem jogar nada de especial já tem três golos e é o melhor marcador de todos os tempos com 15 golos, batendo o mítico recorde do alemão Gerd Muller. Começou a sua campanha goleadora em 1998 (França) - esteve nos Estados Unidos '94, mas não foi utilizado - passou pelo Coreia do Sul/Japão em 2002 e na Alemanha atinge a consagração individual. El Gordito há muito que não é Fenómeno, mas nos anos vindouros (e certamente serão muitos) o seu nome será uma referência incontornável nos Campeonatos do Mundo.

Frase

Costinha, vendo que Portugal estava a ganhar e tendo já um amarelo, quis ter a certeza de que jogava a meia-final contra o Brasil meteu mão à bola para limpar os cartões no jogo com a Inglaterra. Uma jogada táctica digna de um ministro.

in A Bola (Ao colo do sistema)

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Vingança demasiado cruel
A Itália andava ávida por se vingar da injustiça de há quatro anos na Coreia do Sul/Japão. Foi roubada de uma forma demasiada escandalosa frente aos coreanos para não ter esse sentimento de vingança bem patente. À falta de jogar com os coreanos, toca a "bater" nos australianos que eram orientados por Guus Hiddink, o seleccionador da Coreia em 2002. Num jogo de um cinismo extramamente irritante, a squadra azzurra seguiu em frente com um penalty inventado. Bom actor aquele Fabio Grosso, que é também um excelente jogador, mas tem futuro no teatro. E o árbitro... é melhor não ir passar férias à Austrália. Saída inglória dos socceroos, que merecem todo o respeito pelo torneio que realizaram. Será que finalmente vamos ver nos Mundiais equipas daquele continente? A ver vamos se sem Hiddink(vai treinar a Rússia) o bom trabalho prossegue. Quanto aos italianos... Eles são assim, não jogam muito, mas ganham. Cuidado com eles!

Idiotice de Van Basten
O mau perder é lixado! Agora Van Basten anda a dizer que ordenou para que não devolvessem a bola a Portugal porque os nossos jogadores estavam a fazer jogo sujo. Jogo sujo??? Isto vindo de um seleccionador de uma equipa que não estava com grandes problemas em fazer entradas duras! Até Petit sofreu uma, ele que está bem mais habituada em fazê-las! A prova que não andavamos a fazer jogo sujo é que eram vários os portugueses a pedir para que algum se atirasse para o chão para perder tempo!!!! Mas não. Os nossos jogadores armaram-se em profissionais e olha no que deu!!! Não agradamos a todos está visto, mas estamos nos quartos-de-final, por isso Van Basten, diz o que quiseres, já estás em casa a ver o Mundial pela televisão!

Frase

«O senhor [árbitro do jogo Portugal-Holanda] ia ficando sem cartões amarelos, o que não aconteceu porque se socorreu dos vermelhos.»

Ana Lourenço, jornalista da SIC na sua crónica no DN

domingo, 25 de junho de 2006

Imagem do dia Cristiano Ronaldo bem quer passar a imagem do típico macho latino. Mas é a prova que um homem também chora, principalmente quando se fala de futebol. E as fãs adoram este lado sensível dele! Depois da desolação da final do Euro 2004, eis que as lágrimas voltaram a escorrer pelo rosto do nosso "menino bonito", desta feita por uma agressão que passou impune pelo árbitro e que obrigou Cristiano a ser substituído pouco depois da meia hora de jogo. É bem feita para os holandeses que já lesionado ainda esteve envolvido na jogada do golo!

Que sofrimento!!!
Em 2004 com os ingleses perdeu-se uns anos de vida a assistir àquele jogo. Mas hoje com os holandeses lá foram mais uns! Que 45 minutos mais longos e penosos! Aquele árbitro... só à estalada mesmo! Que incompetente! Contudo, não é o único culpado, pois Costinha parecia um jovem jogador com aquela mão na bola, quando já tinha um amarelo. Enfim... Mais um golaço de Maniche (ele adora a Holanda, está visto), muita capacidade de sofrimento e uma estrutura táctica quase perfeita foi o segredo do sucesso.
Eu até simpatizava com a Holanda e considero Van Basten um dos melhores avançados de todos os tempos, mas a tamanha arrogância num momento de suposto Fair Play fazem dele uma pessoa que não merece o respeito nem a admiração como treinador. Como é possível não deixar o seu jogador, Heitinga, devolver a bola, quando Cocu já havia dito aos portugueses que ia ser feito?!
Parabéns rapazes, estão cada vez melhores! Resistiram à falta de profissionalismo da maioria dos jogadores holandeses (aquela entrada sobre Cristiano é um crime e como é possível que o defesa não fosse expulso), à de Van Basten e à do árbitro! O russo Ivanov parecia decidido em vingar-se pela sua selecção dos 7-1 que levaram em Alvalade! Ou então é simplesmente idiota e eu aposto mais nesta hipótese.


Frase

As lesões lixaram-lhe o Mundial (a Jorge Andrade)!

Nuno Pereira, jornalista da SIC, em directo após o jogo Portugal-Holanda

Inglaterra não convence, mas...
Lá venceram o Equador por apenas 1-0 e não fosse a arte de Beckham nos livres e se calhar a história teria sido outra. É esta a Inglaterra que nos espera? Parece mais fraca que há dois anos. Porém, falta uma semana para o encontro com Portugal e falta saber o que Rooney recuperará neste espaço de tempo. Desse sim, tenho receio! De resto, nada assusta e aquela defesa?! É imperdoável que aqueles jogadores não sejam mais seguros! Há que aproveitar!

E antes de novo jogo com a Holanda...
... fica aqui o video do golão que o Maniche marcou nas meias-finais do Euro 2004, o melhor do torneio. Foi o 1-0 de uma vitória por 2-1. Cristiano marcou o segundo e o Jorge Andrade fez um auto-golo. O video não é de grande qualidade (tem umas paragens), mas dá para recordar!


sábado, 24 de junho de 2006

Que raio foi aquilo?!
É complicado perceber o que se passou no Alemanha-Suécia! Aquilo era a Suécia? Têm a certeza que não eram clones? Os jogadores esqueceram-se da cabeça nos balneários? Pois não parecia que a tinha no campo quando jogaram! Os suecos merecem todas as más críticas que certamente vão receber, mas os alemães também não merecem muitos elogios. Ganharam, foi uma vitória merecida, mas aquilo é espectáculo que se apresente?
Este Mundial arrisca-se seriamente a ser um dos piores a nível de espectáculo. É que já são inúmeros os jogos que se está mais tempo a lutar contra o sono, do que propriamente a ver futebol. Curiosamente, quase todos incluem algumas das selecções favoritas ao título. Por exemplo: Argentina-Holanda; Alemanha-Suécia; França-Suíça; Brasil-Croácia...
A FIFA "apertou" com os árbitros para «protegerem os artistas». E pergunto eu: quem protege os adeptos quando os artistas não lhes apetece jogar, ou quando os treinadores apostam no anti-jogo? O bilhete está pago, o dinheiro já ninguém nos devolve se o espectáculo é mau! Enfim, esperemos que os jogos que restam neste Campeonato do Mundo ainda nos tragam muito e bom espectáculo!

Uma pequena justiça
Ontem a Coreia do Sul ficou pelo caminho na fase de grupos do Mundial e não consegui evitar a sensação de: bem feita!!! O segundo golo da Suíça deixou algumas dúvidas quanto à sua legalidade. Os coreanos protestaram e protestaram... Esqueceram-se de 2002? As escandalosas arbitragens nos oitavos e quartos-de-final (frente Espanha e Itália)? Custa ganhar quando não têm os árbitros a carregarem a equipa às costas!!!!! Mesmo assim, soube a pouco e principalmente espanhóis e italianos ainda devem querer ajustar contas pessoalmente!

sexta-feira, 23 de junho de 2006

Imagem do dia

Jogo entre Gana e Estados Unidos.

(Falhei por segundos e naturalmente que a foto é a imagem do dia de ontem)

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Gana e Austrália causam sensação
São as selecções do momento. Atiraram para fora do Mundial duas equipas de leste, consideradas como mais fortes nos respectivos grupos que africanos e socceroos. Falamos da República Checa e da Croácia. O Gana está a salvar a honra africana e caso a Tunísia não se transcenda, será o único representante do continente nos oitavos-de-final e logo no seu primeiro mundial. Os australianos estão a deixar sem palavras os mais cépticos. Esta é a segunda participação no torneio. Na primeira, em 1974, nem um jogo ganharam, agora estão nos oitavos, onde lhes espera a Itália. Já o Gana tem o Brasil como adversário e admitou que estou curiosa para ver este jogo.

Mas que dia!!!
Este foi o dia mais dramático do Mundial até ao momento. Aconteceu a primeira surpresa: a República Checa já está a fazer as malas. Antes do torneio começar perguntaram-me o que achava dos checos. Respondi que estava um pouco desconfiada deles, pois tinha algumas dúvidas sobre a forma física que iriam demonstrar. Após o primeiro jogo com os Estados Unidos mudei de ideias. Os checos pareciam estar tão bem como haviam estado no Euro 2004. Rápidos e letais no ataque, que era, literalmente, a sua melhor defesa. Excelente exibição que encantou tudo e todos e houve quem não hesitasse em colocar esta selecção entre as candidatas ao título, no grupo das outsiders.
Veio o Gana e os checos reveleram que afinal não estavam assim tão bem. Algum excesso de confiança não terá ajudado. Frente à Itália, aquilo que uns dias antes era um sonho, tornou-se num pesadelo. Perdeu e com alguma surpresa volta já para casa e a República Checa pertencerá ao grupo das desilusões do Campeonato do Mundo.

Um aparte do futebol...
Fã como sou da NBA, foi com muita pena que não assisti à final da NBA, mas desta vez não resisti ao cansaço e o sono ganhou a batalha. Porém, não posso deixar de dizer que não me surpreendeu o triunfo dos Miami Heat. Eram uma das minhas apostas para esta época, juntamente com os Detroit Pistons. Shaquille O'Neal já vai em quatro anéis, mas é para Dwyane Wade que temos de olhar. Grande jogador e só tem 24 anos! MVP da final, foi o prémio mais que merecido. O único a quem jamais daria as minhas felicitações seria ao treinador, Pat Riley. Quando a equipa não rendeu, fugiu, quando a viu que poderia voltar a ganhar, mandou o Van Gundy embora, para voltar em glória. Este título também é de Van Gundy. Miami entra para a galeria dos campeões. Este foi o seu primeiro título e se mantiverem as apostas nos jogadores certos, mais títulos poderão vir nos próximos anos.
Aqui fica algumas das melhores jogadas da época dos Heat, sem surpresa Wade e Shaq são os autores das dez eleitas.


quarta-feira, 21 de junho de 2006

Imagem do dia Esta fotografia nem vale a pena escrever uma legenda.

Holanda: um mal menor
Entre Argentina e Holanda, nunca escondi que preferia os holandeses. São uma espécie de mal menor. Não que a Argentina seja imbatível, mas penso que a Holanda tens fragilidades maiores. Senão vejamos: os centrais não se entendem e abrem muitos espaços, no ataque Van Nistelrooy está uma autêntica nódoa e até acho que o nosso meio-campo consegue superiorizar-se ao deles, mesmo que tenham Van Bommel, Cocu e Sneijder. O grande problema reside em Robben. Está numa forma soberba e podemos rogar pragas ao Mourinho por não o ter posto a jogar mais vezes no Chelsea, pois assim estaria mais cansado!!!! Jogue quem jogar, temos condições para repetir o resultado da meia-final do Euro 2004 (2-1). Nem lá está o Jorge Andrade marcar um auto-golo para ajudar os holandeses. Piada fácil, eu sei, mas não resisti! Quem nos dera lá ter o Jorge! Esta laranja de mecânica não tem nada. Não vamos andar com excessos de confiança. Se fizermos o nosso jogo, dificilmente não passamos aos quartos-de-final.

Os "outros" também sabem jogar... se calhar melhor!
Scolari poupou os amarelados e as "segundas escolhas" portaram-se muito, com uma excepção: Caneira. Portugal está melhor a cada jogo que faz neste Mundial e esperemos que frente à Holanda se não estiver no seu melhor, que esteja lá perto. Podiamos ter feito melhor frente ao México, ainda que 2-1 frente a uma das melhores selecções do mundo (pelo menos assim o diz o ranking da FIFA), não se pode pedir muito mais. Jogámos bem, até ao golo mexicano, depois ficámos algo nervosos. Mas mesmo assim gostei do que vi, principalmente de Simão. Finalmente aquela camisola deixou de pesar. Já não era sem tempo. O mexicano Fonseca foi nomeado o melhor em campo, mas a distinção não teria ficado nada mal em Simão. Boa assistência no primeiro golo para Maniche (mais um grande golo do médio, que mesmo com a sua barriguinha lá vai subindo de rendimento e bem precisa se quer arranjar clube) e não desperdiçou a grande penalidade.
A segunda linha da selecção está pronta para o que der e vier - alguns mereciam mais -, mas quanto a Caneira, é melhor ficar sentadinho no banco, já chega o Meira andar a obrigar o Ricardo Carvalho a redobrar os seus esforços. E é mesmo a defesa que mais me preocupa para defrontar os holandeses. A ver vamos. Vamos a eles Portugal!


Frase

«Se queremos ir a algum lado, temos de ganhar no domingo!»

Marco Caneira (a perspicácia destes jogadores não pára de me surpreender)

domingo, 18 de junho de 2006

Imagem do dia Fim de linha para o capitão? Zidane foi substituído aos 91 minutos e saiu furioso com o treinador Domenech. Pouco antes viu um cartão amarelo que o afasta do último jogo do grupo. Se a França for eliminada na primeira fase, Zizou poderá hoje ter terminado a sua carreira.

Frase

«Eu e o Ricardo Carvalho éramos como irmãos quando jogávamos e parece que eles [Carvalho e Meira] são como irmãos gémeos.»

Jorge Andrade
(E como num bom filme de terror, há sempre o gémeo bom e o gémeo mau...)

sábado, 17 de junho de 2006

Imagens do dia

Portugal já está nos oitavos! O Irão vai para casa (e para alegria dos responsáveis alemães o presidente iraniano já não vai assistir ao último jogo da equipa)!

E finalmente uma selecção africana ganhou! A honra pertence ao Gana que podia ter alcançado um resultado histórica frente a uma das melhores equipas do Mundial, a República Checa. Foram 2-0, podiam ter sido muitos mais, mas na estreia o Gana já encanta!

Estranha sensação
Os grandes são pequenos, os pequenos são grandes... Depois de ver o Gana-República Checa (2-0) e o Itália-Estados Unidos (1-1) só posso chegar a uma conclusão, ou melhor, relembrar o óbvio: no futebol não há lógica! Itália ou República Checa podem ir embora do Mundial. Quem diria após a primeira jornada onde, a par da Argentina, foram as selecções que mais encantaram! Estranha sensação esta de se perder uma das melhores equipas do torneio, seja ela qual for!

Assim está bem melhor!
E oitavos aqui vamos nós. Portugal portou-se bem melhor frente ao Irão e já temos lugar assegurado na próxima fase do Mundial. Deco e Cristiano foram os "mais heróis" de uma tarde em que ainda apanhámos uns sustos (aquele Meira...), mas tudo ficou resolvido e agora temos de nos preocupar em evitar a Argentina (Scolari que reze a Nossa Senhora porque nestas alturas todas as ajudas são poucas). Ao Cristiano pareceu ter-lhe feito MUITO bem aquela substituição no jogo com Angola. De vez em quando exagera nas fintas, mas foi bem mais interventivo neste jogo. Deco é o maestro, apesar de quando marcou o golo já andava a merecer sair. Felizmente fez antes um golão! Ficou um terceiro golo por conquistar, mas de baliza à sua mercê parece ter sido demasiado fácil para Pauleta, que falhou. O que importa é que o primeiro objectivo está alcançado. Depois tudo é possível. Afinal, não vale a pena tanta dedicação à equipa se não acreditarmos que é possível! Mesmo assim, ainda temos de subir um patamar na qualidade de jogo. Depois do México, não há margens para erros!


Cartoonin Diário de Notícias (17/06/2006)

Imagens do dia
(de ontem)

A Argentina teve seis razões para festejar e já no hotel ainda celebraram a passagem aos oitavos-de-final. Os sérvio bem podem baixar a cabeça de tamanha vergonha.

João Ricardo foi grande. Foi muito grande. O guarda-redes de Angola foi um dos maiores responsáveis pelo empate com o México (0-0). Primeiro ponto conquistado pelos Palancas Negras no seu Mundial de estreia. E o sonho dos oitavos ainda vive...

(Nota: As imagens não entraram ontem porque a internet resolveu ir a baixo na altura em que estava a fazer os uploads, mas não quis de deixar de homenagear a Argentina e a Angola)

sexta-feira, 16 de junho de 2006

Nike no seu melhor

E como estamos numa altura em que só dá futebol, resolvi relembrar uma das melhores publicidades já feitas. A campanha é da Nike e ainda hoje é considerada das mais perfeitas. O desfile das grandes estrelas, com Cantona a liderar. Aqui fica Nike's Secret Tournament.




E já agora fica aqui o rematch da final!


Esta Argentina é o orgulho de Maradona
Foi um verdadeiro festival de futebol que a Argentina presenteou uma frágil Sérvia e Montenegro, como todo o mundo a assistir e a render-se à fabulosa selecção. 6-0! Os olhos de Maradona brilhavam (e penso que era mesmo do futebol...) de tanto orgulho. Esta selecção é o orgulho de El Pibe e de toda uma nação, que, finalmente, tem uma equipa que é verdadeiramente candidata ao título. Eu apostei na Argentina como campeã. Muitos se riem! E agora, quem se ri?! É certo que a Sérvia não é a equipa coesa da fase de qualificação, mas os argentinos reduziram-nos a uma banal selecção de segundo, não terceiro plano! E falamos de uma formação que se dá ao luxo de ter Messi (aquele que Maradona diz ser o seu sucessor e que quando entrou El Pibe festejou como se fosso golo) e Tevez no banco, por exemplo. Devem jogar de início? Alguns defendem que sim, mas Pekerman tem feito um trabalho brilhante com jogadores que tão bem conhece desde que os treinou nas selecções jovens. É cedo para festejar, mas o aviso está dado. Não é que a Argentina seja imbatível, contudo, é melhor Portugal evitar apanhá-la nos oitavos-de-final. Pelo sim, pelo não a Holanda sempre parece ser mais acessível!


quinta-feira, 15 de junho de 2006

Imagem do dia

Valdez é o rosto do desalento paraguaio, a terceira selecção a saber que só faz mais um jogo no Campeonato do Mundo.

Enjoos de Ronaldo estão de volta!!!!!
O Brasil anda em pânico. É que além de uma das suas mais queridas estrelas, Ronaldo, não ter jogado nada no encontro com a Croácia (o que não se pode dizer que tenha sido uma surpresa), agora o avançado anda enjoado. Lembram-se do Mundial de 1998. Ronaldo foi parar ao hospital doente, com enjoos (na altura a pressão do momento foi demasiado grande para um jovem jogador como ele era), saiu para ir jogar a final e depois foi o que se viu... Não fez nada e a França deu 3-0 aos canarinhos. Ora, oito anos depois, lá foi Ronaldo parar outra vez ao hospital enjoado e logo a seguir ao primeiro jogo. Foi o pânico, como já disse. Os media brasileiros já estão a fazer uma novela, bem ao seu género, do caso. Os médicos da selecção e o próprio jogador já garantiram que a situação nada tem a ver com o que se passou em 1998. Porém, as declarações de El Gordito, como lhe chamam os espanhóis, não convencem ninguém, principalmente quando vem dizer que não se importa de ser suplente... Parece que a pressão está de novo a ser demasiada e a experiência que tem não ajuda a enfrentá-la. Já fui uma grande fã de Ronaldo, mas foi um jogador que se perdeu no seu próprio talento. Há dez anos deu uma entrevista a dizer que pouco lhe interessava o dinheiro ou a fama, apenas estava contente por fazer o que mais gostava: jogar à bola. E agora? Afinal Ronaldo teve o seu preço. Clubes pagaram caro por ele, ele pagou caro por ter perdido a humildade. Regressa às origens Ronaldo, se ainda te lembras delas!

As chuteiras da discórdia
Bolhas e mais bolhas. Aumentam todos os dias o número de jogadores que se queixam de bolhas nos pés e a maioria deles usam as novas chuteiras da Nike. Total 90 Supremacy anda a deixar Figo, Cristiano Ronaldo, Ronaldo aflitos dos pés. A tecnologia tem feito das chuteiras as novas obras de arte do futebol e no Mundial é vê-las desfilar nos relvados, de todas as cores, diferentes modelos, e normalmente significa que o adepto que não resistir vai gastar quase 200 euros para ter umas iguais ao seu ídolo. Mas agora os algumas das principais figuras que as usam estão a queixar-se das tais obras de arte! Lá se vai o negócio! A ver vamos se surgem mais queixosos, pois são muitos os que usam as botas da discórdia. Luca Toni, Rooney, Cafú...

Bijou do Mundial
Em todos os Campeonatos do Mundo há alguma selecção que se torna o bijou dos adeptos, independentemente da nacionalidade deles. Neste torneio já não restam dúvidas quem é: Trinidad & Tobago. Aguentaram até ao 83º minuto do segundo jogo do grupo B sem sofrerem qualquer golo e pelo caminho ainda pregaram uns valentes sustos aos ingleses. Não são prodígios de bola, mas para aqueles que acham que os mundiais deviam ser restritos às grandes selecções, os jogadores do país mais pequeno representado na Alemanha mostram o porquê de tal ideia ser idiota, no minímo! Eles demonstram o orgulho de estarem numa fase final. Eles fazem a festa e mesmo perdendo os sorrisos não se apagaram dos seus rostos. Eles lembram aos jogadores mais habituados a estas andanças a essência de um Mundial. O sonho de surpreenderem ainda mais o mundo ainda vive, pois somam um ponto do primeiro jogo com os suecos. Isto é futebol. Nunca se sabe. Força Trinidad!!!!

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Imagem do dia
A primeira despedida. O guarda-redes Boruc realizou uma excelente exibição, mas nada pôde fazer para parar o remate de Oliver Neuville. A Alemanha está com um pé nos oitavos, a Polónia já pode fazer as malas, pois só irá cumprir calendário no derradeiro encontro do grupo A com a Costa Rica.

Estórias

  • Não era Jimmy, mas "apenas" um croata que idolatra Prso quem invadiu o relvado no Brasil-Croácia. Agora está impedido de entrar nos estádios do Campeonato do Mundo, pertence a uma lista negra de "invasores" e os responsáveis pelo Mundial ainda pensam agir judicialmente contra ele. Enfim, algo exagerado. Não fez mal a ninguém e se calhar até nem é assim tão mau. Lembram-se da rapariga de peito à mostra que invadiu o campo no Letónia-Portugal. Não estavamos a jogar nada e na jogada seguinte à invasão o Cristiano resolveu o assunto! E já agora, ainda se espera pelo famoso Jimmy, aquele que na final do Euro 2004ofereceu uma bandeira do Barcelona a Figo em pleno jogo. A ameaça que lhe fizeram é de uma multa de 200 mil euros se aparecer, mas se alguém patrocinar tenho a certeza que o veremos.
  • 300 detenções foram feitas antes do jogo Alemanha-Polónia. Depois? A noite ainda é uma criança.
  • Jogadores da Arábia Saudita vão recusar receber os prémios de melhor em campo. O troféu é patrocinado pela Budweiser e neste país o álcool é proibido. Felizmente para a FIFA a Tunísia empatou no último minuto, assim pouparam um embaraço e deram a distinção a um tunisino!
  • Continuamos com os sauditas. Al Jaber igualou Pelé e o alemão Uwe Seeler. O avançado marcou golos em mundiais com 12 anos de diferença. O primeiro golo foi em 1994, nos Estados Unidos, o último, para já, foi ontem!

terça-feira, 13 de junho de 2006

Frase ambiciosa

«Tirámos dois pontos ao nosso principal rival.»

Raymond Domenech (seleccionador francês depois do empate com a Suíça, 0-0 - eis um treinador ambicioso, sem dúvida)

Estórias

  • Os jogadores da selecção italiana são dos mais cobiçados pelas mulheres. Nem vou explicar porquê por razões óbvias (para quem gosta)! Os responsáveis transalpinos é que não querem confusões e no hotel onde a equipa está alojada, todas as mulheres que lá trabalhavam foram mandadas para férias, sendo substituídas por homens!!

  • Um adepto polaco não fez por menos: processou o seleccionador da sua selecção, Pawel Janas, por danos morais provocados pela derrota frente ao Equador (2-0). Pede 2500 euros de indemnização!

  • Jornalistas suecos foram expulsos do treino do Paraguai. Parece que o médio Acuna andou a assediar uma repórter sueca e a notícia foi divulgada. Resultado: foi tudo corrido da sessão de trabalho!

Frases do Mundial

"A bola chora quando sai dos pés de Zidane!"

Comentador da Sport Tv

domingo, 11 de junho de 2006

Imagem do dia

Adeptos de Angola em festa na estreia da sua selecção num Mundial.

Começar a ganhar é importante, mas jogar bem, também dá gosto de ver!
Quis o destinho que fosse Portugal a apadrinhar a sua antiga colónia, Angola, na estreia dos Palancas Negras em fases finais de um Campeonato do Mundo com uma magra vitória por 1-0. Pauleta marcou logo aos quatro minutos e estava ao nosso dispôr um jogo tranquilo. Porém, esta selecção optou por tentar controlar e a sorte lá esteve do nosso lado, o que não dá azo a críticas de maior. Ganhámos, o que era mais importante, mas estes jogadores bem se podiam lembrar que muita gente viajou milhares de quilómetros para os ver jogar. Bem podiam ter-se esforçado um pouco mais para oferecer espectáculo. Mas respeito pelos adeptos já eles mostraram que não têm lá muito!
Tenho criticado Figo e o seu regresso à selecção. Há que saber admitir quando se está errada e ontem o capitão calou muita gente. Grande exibição! Cristiano Ronaldo, para quem todos os olhos se viravam, ainda tem muito a aprender com Figo, principalmente na atitude com que tem de encarar estes jogos. Simão está finalmente a mostrar que a camisola da selecção não pesa; a dupla Petit e Tiago não esteve mal, mas quando Costinha entrou tudo ficou bem mais sólido no meio-campo( e Scolari, pára de "queimar" o Tiago a colocá-lo como número 10); Nuno Valente não tem corrida para extremos rápidos; Miguel esteve muito bem e Paulo Ferreira deverá ficar mais tempo a aquecer o banco; Fernando Meira forte no jogo aéreo, mas teve falhas imperdoáveis, valeu Ricardo Carvalho; Ricardo foi seguro até nas saídas dos postes!!!!
Que venha o Irão, mas cuidado que eles correm que se farta... até a pilha acabar!


Bandeira na janela e camisola vestida... ou talvez ainda não
A poucas horas do jogo Portugal-Angola, lá começaram a aparecer as bandeiras nas janelas. Quando Scolari pediu, foram poucos os que acederam, mas hoje parece que o nacionalismo futebolístico voltou, ainda que sem o fanatismo de 2004. Veste-se a camisola, os mais devotos pedem a ajuda divina, afinal toda a ajuda é pouca. Porém, talvez seja só impressão minha, mas o ambiente é diferente do Euro e a explicação é simples: afinal o Mundial está a uns milhares de quilómetros de distância. Claro que às 20 horas os televisores estarão ligados para ver a "nossa" selecção e aí, até os mais resistentes em admitirem que a febre do futebol está de volta, vão render-se e amantes ou não do jogo estarão a viver mais um Mundial.
Força rapazes! Vamos a eles!!!!

sábado, 10 de junho de 2006

Imagem do diaFesta dos jogadores de Trinidad & Tobago após o empate (0-0) frente à Suécia, na estreia absoluta em mundiais do mais pequeno país a participar numa fase final de um Campeonato do Mundo e que jogou desde o 47º minuto com menos um jogador.

As botas mágicas de Crouch...
Peter Crouch, avançado inglês, tenta tudo para passar despercebido em campo. Agora usa uma chuteiras que supostamente se confundem com a relva!!!! Olhem para a foto e vejam por vocês mesmo. O que me custa a entender, e vamos fingir que as chuteiras são invisíveis aos olhos do adversário, é o porquê de Crouch querer esconder os pés, quando até nem é com eles que joga lá muito bem (aliás acho que não joga lá muito bem com parte nenhuma do corpo), quando depois ficam quase dois metros para ocultar!!!!!! Mas mesmo assim... porquê esconder os pés??? Esta é daquelas evoluções futebolísticas que não entendo!!!! Já agora ocultem a bola...

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Termina ano e meio de espera
Estava difícil e até já nem acreditava que o DVD fosse lançado. Porém, dia 19, o prometido DVD da tourné Re-Invention Tour da Madonna vai finalmente estar à venda. A digressão que terminou em Lisboa foi documentada e os concertos da capital são parte essencial do DVD. Entretanto a Confessions Tour já está na estrada nos Estados Unidos. Na Europa também já há datas estabelecidas e infelizmente Portugal não faz parte do calendário... para já. Há que manter a esperança!!! O DVD sempre será uma ajuda para recordar a noite fantástica no Pavilhão Atlântico a 13 de Setembro de 2004.

Finalmente o Mundial, mas onde estava Maradona?!
E o Campeonato do Mundo começou. Terminou há pouco a cerimónia de inauguração. Simples, sem extravagâncias de maior. Lá se mostrou um pouco da cultura germânica, mas a parte que mais gostei foi mesmo a homenagem (mais que merecida) a antigos campeões do mundo. Porém, acabou também por me desiludir. Onde estava o melhor jogador de todos os tempos? Péle acha que é ele. Aquele ego irrita e só foi consagrado como o melhor de todos os tempos por pertencer ao lobby FIFA. Mas o verdadeiro melhor de sempre e que dificilmente será igualado? Nem vê-lo. Diego Armando Maradona não marcou presença na cerimónia. Os fãs de futebol não o esquecem. Em 1986 brilhou no Mundial que ajudou a Argentina (que tinha além de El Pibe um plantel de ouro) a vencer e aqui deixo uma recordação, pois nunca é demais ver a arte de Maradona (o tempo real do video é de 3,30 minutos).
E agora que a febre do Mundial é finalmente vivida com o futebol e por mais reservas que tenha da selecção portuguesa cá fica o meu desejo de boa sorte. Limpem a má imagem de 2002. Não peço títulos, apenas honra... e joguem à bola!!!!
Aproveito para deixar as minhas previsões: Argentina campeão, mas cuidado com a Itália. A surpresa (afinal há sempre)? Aposto na Costa do Marfim. Desilusão? A equipa da casa, Alemanha.


quarta-feira, 7 de junho de 2006

Boa música
Há largos meses escrevi um post sobre uma banda que muito aprecio: Collective Soul. As palavras são sempre muito bonitas, mas no que diz respeito à música não há nada melhor do que ouvir para se poder avaliar por si próprio. Cá deixo uma das minhas canções favoritas da banda, um dos temas de maior sucesso: Better Now.


Opinião II
Scolari continua em grande! Agora vai fechar as portas dos treinos ao público. Parece que foi euforia a mais. Concordo que há a necessidade que alguma tranquilidade, mas defendo ainda mais que a selecção sem o povo não é nada e afastá-la como fazem dos adeptos é de vedetismo insuportável. Inadmíssivel o que se passou em Évora e depois na chegada à Alemanha. Desrespeito total. Eles (jogadores e técnicos) importam-se? Claro que não. Afinal o dinheiro está na conta quer liguem ou não aos seus fãs. Estas vedetas não merecem que tantos os idolatrem. Estas vedetas mereçam os nomes pouco bonitos que adeptos chamaram. Estas vedetas é bom que se lembrem que também é o público que lhes dá o sucesso que têm. Se fizerem um bom Mundial, as pessoas lá esquecem. E se fizerem um mau??? Aí vai ser bonito. Lá se vai a boa graça conseguida no Euro 2004.
Quanto aos treinos fechados, naturalmente que alguns têm de ser. Não que no futebol haja muitos segredos, mas um ou outro convém manter até ao jogo. Agora não façam do público o vilão. Exageros infelizmente há sempre, mas também não foi exagerado que à chegada à Alemanha nem um sorriso os jogadores fizeram aos milhares que os esperavam?!

terça-feira, 6 de junho de 2006

Opinião I
Eis que nesta altura surgem pelas televisões e jornais comentadores, todos muito entendidos em futebol. Afinal é o Campeonato do Mundo que se aproxima e todos querem tempo de antena ou espaço no jornal para expressarem as suas opiniões. Até aqui tudo bem. O problema consiste naquelas escolhas duvidosas, que são mais que muitas. Ainda hoje abri um jornal e lá vinha uma crónica... do pior! Alguém que obviamente não gosta de futebol. Alguém que obviamente não gosta de futebol. Mas tem o seu espaço! A essa pessoa só há uma coisa a dizer: o futebol não é tão simples como dizer que um golo é bonito, ou que grande frango que cometeu um guarda-redes; verdade que ainda há homens que acham que as mulheres não percebem de futebol, mas são os mesmos que andam na rua de fiozinho de ouro, com a camisa aberta a ver-se os pêlos do peito e a coçar os tomates em público a pensar que é viril. Somos certamente de gerações diferentes, pois há pais que fazem as suas filhas sócias de clubes ainda antes de elas nascerem e sim, há pais que dizem aos amigos que a sua filha tem jeito para a bola. Eis alguém que não merece que se perca mais tempo a ler. Que venha quem perceba. São poucos, mas ainda os há.

Diário do Surf
Dia 6
Este post já vem com uma semana de atraso, mas o Mundial não está a deixar muito tempo livre para escrever no blog. Mas cá fica o pequeno relato de mais uma aula de surf. E é mesmo pequeno, pois voltei ao Guincho e foi novamente uma desgraça. Aquele mar não é para qualquer um e mesmo nas zonas mais "simpáticas" para quem dá os primeiros passos no desporto, passei a maioria do tempo a remar contra a maré. Por minutos veio uma calma excelente e lá apanhei a onda do dia, depois o mar ficou muito pouco querido para mim e para o colega do dia. Pegámos nas pranchas e fomos para a areia conversar, enquanto o professor foi surfar!!!!! Acho melhor esperar por melhores condições noutras praias. Adoro o Guincho, mas estou a anos Luz de lá surfar!

domingo, 4 de junho de 2006

Estrelas do Mundial (9)
CRISTIANO RONALDO (extremo de Portugal)
21 anos (5 de Fevereiro de 1985)
1,84 m
76 Kg
33 internacionalizações - 11 golos
Aos 18 anos encantou Alex Ferguson. Hoje encanta o mundo. O Sporting descobriu Cristiano quando este era apenas um adolescente na Madeira. Levou-o para Lisboa onde evoluiu e aos 17 anos apareceu na equipa principal dos leões. Na época seguinte, quando se preparava para se consagrar, eis que a inauguração do novo recinto do clube lhe mudou a vida. O Manchester United foi o convidado de honra, mas Cristiano foi a estrela da noite. Os reds devils não perderam tempo e levaram o jovem franzino de talento para Old Trafford no verão de 2003, onde lhe entregaram a mítica camisola 7 de George Best, Eric Cantona e David Beckham. Rapidamente conquistou Inglaterra, onde se transformou. Cresceu como jogador, aprimorando e muito a sua técnica. Convocado para o Euro 2004, começou no banco e acabou como uma das figuras de um Portugal finalista. Histórico ficou o momento em que tirou a camisola após a marcação de um golo e mostrou ao mundo o seu físico. Já não era o míudo franzino. Cristiano era um jogador feito e com uma margem de progressão assustadora. Dois anos depois é um dos principais elementos tanto no Manchester como na selecção eno Mundial os olhos estão postos, inevitavelmente, nele. As suas fintas encantam miúdos e graúdos. Tornou-se igualmente um caso sério fora das quatro linhas e sucedem-se os contratos milionários de publicidade, de tal modo que o próprio Cristiano já disse que não faz a menor ideia quanto dinheiro tem no banco. Apesar das diversas consegrações individuais que recebeu, o seu currículo conta apenas com duas conquistas, ambas pelos Manchester: uma Taça da Liga em 2004 e uma Taça de Inglaterra este ano. Real Madrid, Barcelona, Juventus... são apenas alguns dos nomes a quem Cristiano já suscitou interesse, mas, para já, a pérola madeirense mantém-se em Old Trafford.


Frase do dia
«Peço desculpa! Estou excitado!»

Cristiano Ronaldo (em declarações após o jogo com Luxemburgo onde agrediu um jogador que fez uma entrada dura sobre o português)