quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Pariu um caroço!!!
Esta estória merece destaque na secção das situações mais insólitas do ano. Sílvia Rocha, basquetebolista brasileira, soube que estava grávida três dias antes de ter o filho!!!! É verdade. A notícia está no jornal A Bola de hoje e é inevitável rir ao lê-la. Sílvia, que já jogou em Portugal, não deu por nada. Foram sete meses daquilo que eu só posso considerar de santa gravidez, pois não houve enjoos, desejos, nada! A basquetebolista, uma das melhores do seu país, confessa que notou que engordou uns quatro quilos (ah santa gravidez) e não ter o período não foi razão para desconfiar de nada (!). Como tomava anticoncepcionais ininterruptamente achou normal. Melhor: de visita ao médico, este disse-lhe que tinha um caroço no ventre!!!!!! E aos sete meses o "caroço" transformou-se num bebé com 1,35 kg, que foi "fabricado" em Portugal.
Acho que o miúdo já vai ter uma alcunha: caroço!!!!

O pânico das aves e a falta do que comer
Agora são as aves! Já foram as vacas, os peixes, os porcos... e a lista continua. Mas agora são as aves. Andam a querer, deliberadamente, espalhar o pânico pela população com a tão falada Gripe das Aves. Chegámos ao ponto destes animais já nem poderem morrerem "normalmente", ou seja, uns cadáveres de umas gaivotas em Peniche e a tal doença parecia estar em Portugal, quando afinal, nesta altura do ano, é habitual aparecem na praia aves mortas, sem que isso signifique que tenham um vírus mortal.
Naturalmente que se tem de tomar precauções, mas isto de querer fazer disto a pandemia que vai dizimar as pessoas é um extremo exagero. Para já, o resultado são milhares homens e mulheres que perderam o seu "ganha-pão" com a proibição de venda de aves nas feiras, por exemplo. E depois surge aquela eterna dúvida: o que raio é que vou comer, se tudo pode matar a curto ou médio prazo?????
Enfim, já não bastava todos os problemas que este país atravessa, faltava uma potencial doença assassina para lançar mais pessoas para a pobreza. Isto sim é uma "pandemia". Onde é que isto vai parar?...

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

E não é que ganhámos ao FC Porto!!!!!
Admito que fiquei surpreendida. Nunca apostei numa vitória do Benfica no Estádio do Dragão, mesmo com o FC Porto a jogar mal. Mas não é que o Nuno Gomes lá me deu uma alegria?! Aliás, duas!!! Koeman esteve muito bem desta vez. A substituição do Karyaka foi decisiva (deixem o russo jogar!), mas desde o Quim, passando por defesa, meio-campo e ataque, foi um jogo, principalmente a segunda parte, quase perfeito tacticamente. Duas oportunidades, dois golos. Excelente! Não se vence um campeonato por se ganhar ou perder nos chamados "clássicos", mas sabe sempre bem derrotar o rival na sua casa (o que é raro).
Quanto ao jogo, aproveito para sorrir sempre que me lembro do resultado, mas quando li as declarações do Co Adriaanse, aí... desatei a rir! «Só vi lenços brancos dos adeptos do Benfica», disse o holandês do FC Porto. Mas ele tem razão. Afinal os adeptos portistas não tinham lenços, tinham os plásticos que estavam nas cadeiras, que serviram para a coreografia antes do jogo. Porém, o treinador não ficou por aqui. «Eu nunca disse isso», foi sua resposta quando o jornalista lhe recordou que havia prometido abandonar o clube se visse lenços brancos. Este técnico promete. Cumprir a palavra não é com ele: afirmou que não se preocuparia com o adversário, mas afinal estudou-o ao pormenor (felizmente os jogadores não ouviram bem a lição). E depois as escolhas para formar o onze. Os adversários agradecem, pois enquanto Bruno Alves e Ricardo Costa forem a dupla de centrais, muitos golos estão garantidos para quem defrontar os dragões. E para acabar: parabéns Baía. Duas prendas da própria defesa não era bem o que o guarda-redes estaria à espera para o 36.º aniversário, mas o Nuno Gomes teve muito gosto em contribuir (tenho de aproveitar para brincar, porque o estado de graça do Benfica não vai durar para sempre).

Se calhar é mesmo crime...
Pedro Pauleta tornou-se na passada quarta-feira o melhor goleador ao serviço da selecção portuguesa. O "ciclone dos Açores", como alguém o apelidou, bisou no triunfo frente à Letónia e ultrapassou a mítica marca de Eusébio de 41 golos em 64 jogos. Pauleta há muito que perseguia o recorde do "pantera negra" e agora já tem 42 golos em 77 jogos. No final do jogo, o avançado mandou a "boca" de que haveria pessoas que não queriam que ele fizesse melhor que Eusébio, pois tal «parecia ser um crime». Se calhar até é, pois se comparamos os dois jogadores, Eusébio foi e sempre será o "rei". Não era só um goleador, era um avançado completo, enquanto Pauleta é aquilo que se pode chamar de um "ponta-de-lança", ou seja, anda lá na área à espera que alguém faça o trabalho todo para que ele depois dê o toque final, mas não é um jogador que trabalhe para a equipa e daí haver jogos que nem se houve falar dele, não faz por isso. Lembram-se do Euro 2004??? A mostra que a Pauleta falta a qualidade que está patente em todos os grandes goleadores. Revelou que não é o avançado para os momentos decisivos e se estava lesionado, então devia ter tido a honestidade de dar o lugar a outro (Nuno Gomes e Hélder Postiga marcaram golos decisivos, Pauleta ficou a zero e jogou em cinco dos seis jogos do Europeu). Se calhar é mesmo crime comparar um jogador que dispôs de vários particulares com equipas que lhe permitiram marcar mais golos, bem diferente do tempo de Eusébio. Não lhe retiro o mérito do seu feito. Seria injusta. Aliás, dou os parabéns a Pauleta, pois os golos ninguém lhe os tira. Mas também tenho a certeza que este recorde voltará a ser ultrapassado em poucos anos e de novo por um jogador de classe internacional.

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Só a mim não sai a lotaria...
Anda aqui uma pessoa a jogar no euromilhões a tentar a desejada fortuna rápida e depois um feliz contemplado com bastante dinheiro quer gastá-lo num jogador... Até doi! A história é a seguinte: neste caso não foi um vencedor do euromilhões, mas da lotaria sueca, que quer gastar os 13 milhões de euros que ganhou (o maior prémio alguma vez atribuído na Suécia) em Zlatan Ibrahimovic. Parece que o senhor, cuja identidade não foi revelada, quer levar o avançado da Juventus para o seu clube de coração, o Gute Visby, que no domingo passado ascendeu à II Divisão B (!). O desconhecido senhor já fez umas movimentações junto de bancos para levantar a sua fortuna e parece decidido a levar Ibrahimovic para o modesto (e estou a ser simpática) clube.
Eu adoro futebol e considero Ibrahimovic um dos melhores avançados da actualidade, mas esta foi demais! Com tanta coisa que se pode fazer com aquele dinheirinho... Eu sei que anda tudo com vontade de fazer excentricidades, culpa da publicidade do euromilhões, mas esta é inacredítavel!!! Esta é daquelas que não há dinheiro nenhum que a concretize, contudo, fica a boa intenção do senhor, que certamente ficará muito bem visto lá pelo clubezeco da terra.

terça-feira, 11 de outubro de 2005

Onde está o Vince?
Os meios de comunicação social quiseram de fazer do furacão Vince a tragédia natural que ia "varrer" Portugal. Ora de furacão, passou para tempestade tropical, que ia passar no norte e centro do país, mas acabou foi por passar no sul. Onde está o Vince? Afinal não era preciso fechar as janelas e ficar em casa a recear o pior. No Algarve ainda sentiram a força do mau tempo, mas depois de tantos meses a ver um país fustigado pelos fogos, acho que a chuva até foi bem vinda (não faltaram as inundações, que eram desnecessárias, mas pronto...). O Vince assustou, mas não passou de um falso alarme. Afinal a boa notícia é que está a chover em Portugal e já são dois dias, o que se pode considerar de uma "ganda" loucura, mas é mesmo caso para dizer: até que enfim e, por favor, querida chuva, fica mais um pouco, que bem que precisamos de água, precisamos de um inverno digno desse nome.

Sossego da política
Finalmente paz! Até que enfim que as autárquicas acabaram. Acho que não sou a única a pensar assim. Já saturava a campanha, antecedida da pré-campanha, durante as quais nunca se percebeu muito bem o que afinal os candidatos prometiam fazer, tal era a concentração em se atacarem uns aos outros, mas também não vale a pena prometerem muito, pois nunca cumprem nem um terço. Enfim, o habitual.
Nos vencedores não houve grandes surpresas. Dos casos mais mediáticos de candidatos com problemas na justiça, só um não ganhou! É um país excelente aquele em que vivemos. Valentim Loureiro (não é preciso relembrar os seus crimes) venceu por larga margem em Gondomar (quantos electrodomésticos ofereceu desta vez?). Fátima Felgueiras está de volta e em grande estilo, nem parece que fugiu para o Brasil. Estará o "saco azul" de regresso? O Felgueiras (clube) desespera por dinheiro e a Fátima deverá ter de pagar as longas férias brasileiras... Continuando. Isaltino em Oeiras e as suas contas suspeitas na Suíça, sempre desculpado porque até fez alguma coisa pelo concelho (quando me lembro do Judas em Cascais, vejo-me obrigada a concordar, o que não desculpa os "desvios"). Salva-se Amarante que não quis o Avelino (haja alguém com bom senso), que fez um belíssimo discurso de derrota a agradecer aos meios de comunicação social (só para rir, mas com ele já é normal sempre que abre a boca).
Agora as Câmaras mais importantes: em Lisboa a Bárbara perdeu, perdão, o Carrilho; em Sintra o bochechas júnior não conseguiu outro "tacho"; no Porto, o Pinto da Costa lá terá de aguentar o Rui Rio durante mais quatro anos; em Cascais (esta é importante por razões de proximidade) o Capucho continua, o que nem é bom, nem é mau, mas depois de oito anos de um Judas a fazer muita m****, tem sido agradável ter um presidente a não fazer quase nada, pois desta forma a vila não se tornou num complexo de betão, como estava a ficar com o Judas (bem que fez jus ao nome).
Aproveitemos o sossego (ainda que relativo) da política, pois não tarda muito e vamos começar a levar com as presidênciais. As pré-pré-pré-campanhas... Haja paciência!

domingo, 9 de outubro de 2005

... E mais importante: NÓS TAMBÉM JÁ LÁ ESTAMOS!!!!
Portugal foi uma das selecções que ontem assegurou a presença na fase final do Mundial da Alemanha. Esta geração, a descendente da que foi considerada de ouro, fez um brilharete e nem foi preciso andar a fazer contas para o apuramento, uma agradável sensação, há que admitir!!! Claro que é melhor não pensar no jogo com o Liechtenstein (não jogámos nada - para não dizer pior - e o árbitro polaco é um forte candidato a vir para Portugal, tal foi a falta de qualidade no seu trabalho) que até ganhámos, mas soube a pouco: 2-1, estivemos a perder, Pauleta lá empatou e o Nuno Gomes resolveu mostrar que está mesmo num bom momento. Mas nada disso agora importa. A qualificação está garantida e ainda não perdemos. É certo que muito há a mudar para o Campeonato do Mundo, contudo temos alguns meses pela frente para ver o que Scolari vai fazer. Agora só fica um pequeno pedido: contra a Letónia, que tal uma exibição bem melhor, só para esquecer totalmente a feita contra o Principado e despedir-nos em grande da fase de qualificação?!

Angola no Mundial...
Ontem foi um dia histórico para Angola. A antiga colónia portuguesa qualificou-se pela primeira vez para a fase final de um Campeonato de Mundo de futebol. Em Portugal multiplicaram-se as felicitações, vindas da classe política, desportiva e de alguns meros desconhecidos. Eu lembrei-me do jogo de alguns anos atrás, quando os angolanos defrontaram a selecção portuguesa num particular (só não me recordo se foi na Luz ou em Alvalade) onde se percebeu porque se chamam jogos particulares e não amigáveis: o encontro acabou antes dos 90 minutos porque Angola chegou ao limite de expulsões de jogadores, num jogo de cenas lamentáveis dentro e fora do relvado.
O que mais me agradou neste apuramento é ver que para o terem conseguido já tiveram de crescer não só desportivamente, mas também intelectualmente, pois aquilo que se passou a alguns anos... é melhor nem pensar mais nisso. Agora no Mundial veremos então se merecem o tal respeito que os jogadores pediram no final do encontro com o Ruanda.
Seja como for, cá ficam os meus parabéns para Angola, Holanda, Inglaterra, Polónia e para todos os outros países que já se qualificaram para o Mundial.

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Eclipse Solar
Portugal, 3 de Outubro de 2005

terça-feira, 4 de outubro de 2005

Mais uma foto para rir
Esta fotografia andava esquecida nos meus arquivos. Foi tirada numa estalagem de cinco estrelas no Alentejo. "Sala dos telephones"... tenho dificuldades em explicar o porquê da fusão das línguas! Deve ser coisa fina!

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Fotos para a boa disposição
As férias no Algarve já lá vão, mas aqui ficam umas recordações dignas, digo eu, de serem apelidadas de "Portugal no seu melhor". Só para rir um bocado!!!!





Vamos a ler com sotaque!













Sem comentários...










É sempre bom saber que as árvores não oferecem qualquer segurança. Já tinha visto não se responsabilizarem por queda de ramos, agora pela árvore inteira foi a primeira vez. Eu, pelo sim, pelo não, deixei o carro bem longe!

sábado, 1 de outubro de 2005

Collective Soul para o Dia Mundial da Música
Já levam mais de dez anos de existência, mas esta banda da Georgia (EUA) não pára de oferecer aos fãs música de grande qualidade, justificando em pleno o sucesso, que depois de tanto tempo e oito albúms, mantém-se intocável.
Ed Roland, Dean Roland, Joel Kosche, Will Turpin e Shane Evans formam os Collective Soul, que surgiram como uma alternativa ao chamado pós-grunge, tal como bandas como os Live e Bush. A sua música é uma variante agradável - e necessária para os amantes do verdadeiro rock - ao rock comercial que domina as rádios e os canais de música. Durante a sua carreira passaram por diferentes mutações, naquilo que só se pode explicar como a natural evolução de uma banda, que se recusou a ficar presa ao modelo que os levou ao sucesso.
Em Maio último lançaram From The Ground Up, mas aqui fica a discografia completa dos Collective Soul: Hints Allegations And Things Left Unsaid (Janeiro de 1993, reeditado em Março de 1994); Collective Soul (Março de 1995); Disciplined Breakdown (Março de 1997); Dosage (Fevereiro de 1999); Blender (Outubro de 2000); 7even Year Itch: Collective Soul's Greatest Hits, 1994-2001 (Setembro de 2001); Youth (Novembro de 2004); From The Ground Up (Maio de 2005).

Portuguesa nomeada para o Prémio Nobel da Paz
Inês Fontinha, socióloga portuguesa de 62 anos, está nomeada para o Prémio Nobel da Paz. É uma das mil mulheres que integram a lista de candidatas e o vencedor/a do prémio será conhecido esta segunda-feira. Inês Fontinha é a directora da Associação Ninho, que combate a prostituição. Mesmo que não vença, esta socióloga já tem muito a ganhar com a nomeação, pois o interesse dos media está a dar uma divulgação ao seu trabalho, o que abona, e muito, a seu favor e de todas as pessoas que ajuda. Toda a publicidade ao que a associação faz poderá salvar muitas mulheres e/ou homens que vivem à margem da sociedade, porque esta teima em colocar de parte aquilo que menos gosta, em vez de tentar solucionar o problema. Esta nomeação, que se pode concluir já ser um grande triunfo, relembra que o Prémio Nobel da Paz não é somente entregue a quem luta contra as guerras, mas que as batalhas sociais merecem igual destaque. Segundo Inês Fontinha este tipo de trabalho é muitas vezes esquecido e realça a importância combater a pobreza e a discriminação.