Vergonha
Quando os políticos decidem algo que o povo não gosta, este diz que não pensam no que é melhor para ele. Quando os políticos não têm a coragem de assumir uma decisão, como é o caso da despenalização do aborto, e recorre ao povo, este não aparece! 56% de abstenção é uma vergonha. É menos que em 1998, mas não deixa de ser uma vergonha. O sim ganhou, mas o referendo não é vinculativo porque muito provavelmente aqueles que criticam os políticos não se deram ao trabalho de ir votar quando estes disseram agora decidam vocês.
Mas o sim ganhou e com uma vantagem clara (quase 19%). Será que a classe política, agora que não é obrigada a discutir o assunto na Assembleia da República, vai continuar a ter coragem de não abordar o assunto? É tempo de acabar com uma lei que prende mulheres pela prática do aborto, é tempo de acabar com o impedimento de a mulher decidir, é tempo de acabar com o aborto clandestino, é tempo de acabar com falsos moralismos. Despenalização JÁ!
Não, não sou a favor do aborto. Ninguém no seu perfeito juízo o é. Sou a favor da liberdade de escolha. Mas esta é uma longa discussão e não vale a pena, agora, meter-me para aqui a escrever sobre o assunto. O referendo já lá vai. E agora senhores deputados?