domingo, 11 de fevereiro de 2007

Vergonha
Quando os políticos decidem algo que o povo não gosta, este diz que não pensam no que é melhor para ele. Quando os políticos não têm a coragem de assumir uma decisão, como é o caso da despenalização do aborto, e recorre ao povo, este não aparece! 56% de abstenção é uma vergonha. É menos que em 1998, mas não deixa de ser uma vergonha. O sim ganhou, mas o referendo não é vinculativo porque muito provavelmente aqueles que criticam os políticos não se deram ao trabalho de ir votar quando estes disseram agora decidam vocês.
Mas o sim ganhou e com uma vantagem clara (quase 19%). Será que a classe política, agora que não é obrigada a discutir o assunto na Assembleia da República, vai continuar a ter coragem de não abordar o assunto? É tempo de acabar com uma lei que prende mulheres pela prática do aborto, é tempo de acabar com o impedimento de a mulher decidir, é tempo de acabar com o aborto clandestino, é tempo de acabar com falsos moralismos. Despenalização JÁ!
Não, não sou a favor do aborto. Ninguém no seu perfeito juízo o é. Sou a favor da liberdade de escolha. Mas esta é uma longa discussão e não vale a pena, agora, meter-me para aqui a escrever sobre o assunto. O referendo já lá vai. E agora senhores deputados?

3 Comentários:

Às 12/2/07 13:49 , Blogger Mirza disse...

Olá
Vamos lá ver o que estes srs agora vão fazer!!!
Na minha opiniao, acho que esta resolução não vai resolver nada, apenas vai criar em Portugal uma nova actividade economica e o Estado vai ganhar alguns impostos com isso. O aborto clandestino vai continuar a existir, porque não é desta forma que vamos combater a verdadeira razão dele existir.
O que eu não consigo perceber é como é que os interessados (elas e eles) conseguem encontrar com facilidade quem faça os abortos clandestinamente e a PJ com todos os meios e tecnicas de pesquisa que tém, não consiga encontra-las !!! deveria dar que pensar, mas não vejo ninghém discutir isso nas Radios ou TVs !!!
É muito facil culpar a mãe por ter feito o aborto e não quem na realidade o faz (a mercenária a quem chamam de parteira !!!)
estou convicto que daqui a 8 anitos iremos ter um novo referendo para despenalizar as 15/20 semanas, porque, nas 10 semanas não vai dar tempo para decidir, imagina o cenario, a mãe descobre que está gravida as 5 semanas (poderia ser as 8/9 semanas), tem 5 semanas para decidir que quer fazer o aborto, marcar a consulta no S.N.S., esperar que tenha vaga, ainda tem que dar um tempo para reflexão, quando for atendida, já estará bem acima das 10 semanas, já não poderá fazer o aborto legalmente, e lá voltamos nós as mercenarias clandestinas !!!
Por exemplo, existe um exame que é aconcelhavel as gravidas com mais de 35/40 anos, que se chama "amniocentese", que algumas mulheres conseguem fazer as 13 semanas, mas que na maioria dos casos é feito as 15/20 semanas, consiste na optenção amostra do líquido amniótico para analise e que dá para ver por exemplo os riscos do feto ter Trissomia 21, sindrome Dowm, entre outras doenças.
Os resultados deste exame levam cerca de 2 semanas a serem optidas...
Por isso acho que este refendo numca deveria ter sido feito, pelo menos não nestes moldes, acho que deveria ter havido periodo de alguns anos a discutir publicamente este assunto e se deveria descobrir e combater as verdadeiras razoes que levam as mulheres e companheiros a praticarem o aborto.
Não é penalizarem depois das 10 semanas que vão resolver a questão!!!
Votei SIM, mas estou indignado com a forma que esta questão foi tratada no nossos medias, não apenas pelos politicos, mas também pelos médicos, interessados e pelas igrejas que opinaram, tanto a católica como as outras todas.

Aminiocentese: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amniocentese

Beijos

 
Às 12/2/07 13:51 , Blogger Mirza disse...

Olá outravez,

Desculpa ter sido um post tão grande...

Beijos
dEXTER

 
Às 17/2/07 12:51 , Blogger Elisabete disse...

Estás sp à vontade pr escreveres o que quiseres. Como já disse respeito a opinião dos outros, principalmente se não estamos a falar de radicalismos. Só há uma coisa que discordo completamente: anos a discutir o assunto? Mas é isso que se está a fazer desde o referendo de 1998!!! É preciso mais? Quantas mulheres mais terão de correr riscos desnecessários por quererem fazer um aborto? O referendo veio foi tarde. Quanto às consultas que vão demorar tempo... Penso que isso preocupa mt gente. A ver vamos. Uma coisa de cada vez. Primeiro que aprovem a lei. E não, não acredito que daqui a oito anos se esteja a tentar despenalizar mais semanas.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial