Incrível!
Itália: Frieza de veraneantes choca imprensa
Indiferentes a crianças mortasSão imagens chocantes que estão a agitar a consciência colectiva de Itália. Numa praia, os corpos de duas crianças que se afogaram jazem na areia, perante a total indiferença dos banhistas, que continuam a gozar o Sol como se nada se passasse. Um pormenor que faz toda a diferença nesta história: as crianças eram ciganas.
As arrepiantes fotografias que ontem fizeram as manchetes dos jornais italianos foram tiradas no sábado, na praia de Torregaveta, arredores de Nápoles. Um grupo de quatro meninas ciganas andava pela praia a mendigar e a vender bijuterias. A certa altura, decidiram refrescar-se com um mergulho. O mar estava agitado e a bandeira estava vermelha, mas ninguém tentou impedi-las de entrar na água. Minutos depois, foram arrastadas pelas ondas e começaram a pedir ajuda. Algumas pessoas conseguiram salvar duas das meninas, mas as outras duas, Cristina e Viola, de 11 e 12 anos, morreram afogadas.
Os corpos foram trazidos para terra e durante mais de uma hora ficaram no areal perante a chocante indiferença dos banhistas, que continuaram a apanhar Sol, a jogar à bola ou a petiscar no bar da praia, a poucos metros dos cadáveres.
Este caso, que a imprensa diz ter contornos de racismo, surge precisamente no auge da controvérsia sobre o plano do governo para recolher as impressões digitais da comunidade cigana, responsabilizada pelos elevados índices de criminalidade no país.