quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Dejectos fazem café delicioso... e consideravelmente caro
E depois admiram-se que eu não bebo café. Já tinha ouvido falar sobre os dejectos do luwak (animal na foto) fazerem um belo café. Não sei, não quero saber, mas cá fica a notícia que retirei do jornal Sol.
50 euros por 125 gramas
Dejectos de pequeno felino fazem café raro
Um café indonésio considerado uma iguaria é feito a partir dos dejectos de um pequeno felino chamado civeta ou luwak. O aroma a civeta custa cerca de 50 € por 125 gramas e está a levar os apreciadores aos céus.

Nas plantações deste tipo de café os grãos não são colhidos. Colhe-se antes os dejectos dos luwak, depois destes se terem banqueteado com os respectivos grãos.
O resultado ‘magico’ é provocado pelas enzimas que digerem o café no estômago das civetas. O suco estomacal tem a capacidade de acabar com as proteínas que dão ao café o gosto amargo, intensificando o seu sabor e criando uma tipologia de café que muitos consideram soberba.
Uma chávena deste café especial de civeta está na moda nos cafés australianos e nova-iorquinos, e custa, no primeiro caso, 50 dólares australianos e no segundo, 75 dólares por 125 gramas.
«O sabor deste café é perfeito. Fica na tua boca muito tempo depois de o teres bebido», disse um apreciador num café indonésio.
O preço é em parte explicado pelos valores de produção anual deste café que apenas atingem os 200 a 300 quilogramas por ano.
Tem-se tentado manter os Luwak em cativeiro para aumentar a produção, mas os animais parecem preferir estar à solta para libertar os muito procurados dejectos.

in Sol

1 Comentários:

Às 30/8/07 21:03 , Blogger Kruzes Kanhoto disse...

Eh pá realmente o café tem andado a saber-me estranhamente bem...Parabéns pelo blog.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial