sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Revisitar... redescobrir Cascais
Hoje tive, obrigatoriamente, de ir a Cascais. Porém, o que começou por uma obrigação, acabou num pequeno passeio que me revigorou as forças depois de uma longa semana de trabalho. Foi como revisitar Cascais. Redescobrir Cascais. Ao passar pelo Jardim Visconde da Luz redescobri a beleza de uma vila que se recusa ser cidade e que mesmo depois de um presidente da Câmara que transformou grande parte da beleza natural desta terra em betão, ainda sobra algo de belo. Algo que tenho dificuldades em expressar em palavras. É algo que se sente.
É certo que Cascais já não é o que era. Mas ainda é. Ao olhar para os inúmeros turistas que por ali andavam, ao ver os sorrisos deles e como apontavam as máquinas fotográficas a vários locais, também os olhei, mas com outros olhos. Não com os que passo lá várias vezes só porque é o caminho para casa, mas com os olhos de ver aquela beleza que subsiste. O encanto que não desfaleceu!
Subi a Rua Direita, depois resolvi ainda fazer um inevitável desvio ao Santini. Aqueles gelados são parte da tradição de Cascais e fico sempre com a impressão que um passeio destes não fica completo sem passar pela antiga gelataria. Afinal foi o Sr. Santini "original" que me ofereceu o meu primeiro gelado, numa daquelas histórias que a minha mãe não se cansa de contar.
Ao sair, munida com o meu gelado, olhei para a esquerda e lá estava a livraria Galileu, se não estou em erro no nome, com os seus velhos livros à entrada. Uma livraria que resiste ao tempo... e à concorrência da Bertrand mesmo do outro lado da rua.
Subi a rua e lá estava ele... McDonald's! O capitalismo em pessoa, mas que enfim, é algo que já parece mal não existir em todo o lado. À esquerda estava algo bem pior: mais um mamarrajo de betão a ser construído. Modernices.
Mas o encanto está lá, nesta vila onde nasci, e só me envergonhei de chegar a casa e ver que não tenho fotos recentes de Cascais para colocar no blog e tive de "roubar" uma da internet. Nos próximos tempos já sei onde vou armada com a minha máquinazinha, porque afinal, mesmo passando tanto tempo em Cascais, e se calhar por causa disso mesmo, do hábito de estar várias vezes nos locais, ser turista por um dia pode ser a melhor forma de assimilar toda a beleza desta terra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial