quinta-feira, 20 de julho de 2006

E porque há coisas que merecem ser lidas...
(Que se "lixe" a modéstia!)

Escândalo em Itália revoluciona mercado

É uma revolução no mercado do futebol. A descida da Juventus, Fiorentina e Lazio, assim como o castigo ao AC Milan, colocaram no mercado jogadores como Buffon, Cannavaro, Zambrotta, Luca Toni, Oddo, entre tantos outros, a preços de saldo. Os grandes clubes europeus só têm olhos para os atletas do trio despromovido, o que provoca alguns problemas a outros emblemas que gostariam de vender os seus jogadores. De repente, alguns campeões do Mundo valem o mesmo que Simão Sabrosa ou Ricardo.
"A situação pode condicionar a venda de jogadores [a actuar em Portugal], afinal em termos de potencial, há grandes valores na Juventus", realçou ao DN o empresário Jorge Manuel Mendes. Porém, o agente FIFA defende que "um jogador não tem preço e tudo depende da procura", ou seja, se Simão for pretendido por algum clube e "se ele for mesmo necessário numa equipa, a transferência será concretizada".
A verdade é que o calciocaos - nome por que ficou conhecido o escândalo de corrupção em Itália - faz com que o valor de alguns passes possa reduzir até 50%. Dependendo das cláusulas nos contratos, há quem possa sair a custo zero, mas tudo ainda está dependente do recurso que os quatro clubes implicados no processo interpuseram.
Clubes como o Real Madrid "agradecem" a descida da vecchia signora. Em plena reestruturação do plantel, os merengues já têm acordo com Cannavaro, Emerson está quase garantido e só Zambrotta está mais difícil. Pelo trio, os madridistas oferecem 33 milhões. A Juve pede 38, mas o "valor" dos três jogadores é de 50 milhões. Um pequeno exemplo do que o emblema de Turim vai perder. E a consagração da Itália no Mundial até ajudou a evitar uma maior desvalorização. O empresário português acredita que se não fossem os 30 pontos negativos com que o clube vai começar a época "saíria mais barato manter o plantel, do que ter de comprar novos jogadores no ano seguinte. Contudo, a subida é praticamente impossível e assim mais vale vender"."
Tirando o Chelsea, os outros clubes estavam a evitar gastar muito dinheiro. Além da transferência, estão em causa os altos salários, que são autênticas transferências. Com isto, podem poupar na compra e investir nos salários" frisa Jorge Manuel Mendes. Numa altura de dificuldades não houve espaço para lealdade, excluindo, tudo indica, Del Piero. Muitos dos jogadores já caminham para o final da carreira e não querem perder tempo na Série B. Os mais novos aspiram a outros voos. De Espanha chega uma chuva de propostas, em Inglaterra a atenção é grande, mas também não faltam soluções em Itália para aqueles que preferem manter-se no Calcio.
Também o AC Milan - manteve-se na Serie A, mas começa a temporada com 15 pontos negativos - não deixa de se preocupar. Kaká está a ser vítima de forte assédio de Real Madrid e Chelsea; a permanência de Pirlo e Gattuso não é certa. Porém, os rossoneri, que em em 1980 foram despromovidos devido a outro caso de combinação de resultados, encontram-se bem posicionados não só para manter as suas estrelas, como ainda procuram reforçar-se com Zambrotta. Buffon e Luca Toni também estarão referenciados.
in Diário de Notícias (19 de Julho de 2006)

1 Comentários:

Às 24/7/06 00:27 , Blogger Harish Bhatt disse...

ia comentar ... mas what the f*ck é o comentario anterior? :P
LOL
Nem percebi bem mas ok...
Quanto a esse belo artigo tao maravilhosamente escrito...nao existem palavras q descrevam uma peça com conteudo e sobretudo bem explicita e escrita.É cada vez mais raro encontrar este tipo de artigos redigidos em Portugal.Os meus parabens ;)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial